Avaliação da Proficiência em Línguas

CALEAP-Web: Computer-Aided Learning of English for Academic Purposes

O CALEAP-Web é um Ambiente Computacional de Aprendizagem, resultado de um mestrado do ICMC/USP, que prepara um aluno de mestrado do Programa de Ciências da Computação e Matemática Computacional do ICMC-USP para o Exame de Proficiência em Inglês (EPI), realizado duas vezes ao ano, naquele programa. Os alunos ingressantes a cada ano são cadastrados para praticarem durante um mês que antecede a aplicação do EPI. Este cadastro não é aberto a qualquer pessoa, pois o sistema é composto de um Teste Adaptativo Informatizado (TAI) que tem o papel de avaliar o conhecimento sobre Escrita Científica do aluno, cuja seleção de perguntas deste teste sofre influência do desempenho de cada aluno, isto é, ele se adapta conforme o desempenho do grupo de alunos, além de ser um teste adaptativo no sentido de oferecer um teste com um número de perguntas variável a cada aluno.
O sistema também possui um Ambiente Computacional de Tarefas dedicado a fornecer tarefas ao aluno para conceitos que não foram bem assimilados, propiciando um cenário de aprendizagem.

Fonte:
GONÇALVES, J.P. A integração de Testes Adaptativos Informatizados e Ambientes Computacionais de Tarefas para o aprendizado do inglês instrumental [online]. São Carlos : Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo, 2004. Dissertação de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-03052004-160334/>. Acesso em: 16 mai. 2012.

Site: http://estudoepi.icmc.usp.br/new_caleap/
Custo: Gratuito, mas seu uso está limitado a mestrandos do ICMC/USP.

Comments are closed.