Softwares Bibliométricos e de Colaboração Científica

BibExcel

Projetado para auxiliar o usuário na análise de dados bibliográficos ou qualquer dado de natureza textual formatado de uma maneira similar. A ideia é gerar arquivos de dados que podem ser importados pelo Excel ou qualquer programa que utiliza dados tabelados para posterior processamento. Esta caixa de ferramentas inclui inúmeras ferramentas, algumas delas visíveis na própria janela e outras escondidas atrás dos menus. É recomendável que não se tente aprender todas de uma vez. É melhor começar pela ferramenta a qual você precisa e depois testar outras. Muitas das ferramentas podem ser utilizadas em conjunto para atingir o objetivo desejado.

Fonte:
PILKINGTON, A. (2006): Bibexcel – Quick Start Guide to Bibliometrics and Citation Analysis.

Site: https://bibliometrie.univie.ac.at/bibexcel
Custo: Gratuito

CiteSpace

Um aplicativo gratuito em Java para visualização e análise das tendências e padrões na literatura científica. É uma ferramenta projetada para a visualização do progressivo domínio do conhecimento (CHEN, 2004). O aplicativo foca em encontrar pontos críticos no desenvolvimento de um campo ou um domínio, especialmente os pontos decisivos e cruciais. Estudos de caso detalhados são apresentados em Chen (2006) e outras publicações. CiteSpace provê várias funcionalidades para facilitar o entendimento e interpretação de padrões de rede e históricos, incluindo a identificação do rápido crescimento de temas, encontrando links entre as citações no mundo das publicações, decompondo uma rede em clusters, automaticamente nomeando clusters com os termos dos artigos citados, padrões geoespaciais de colaboração e áreas únicas de colaboração internacional.

Site: http://cluster.cis.drexel.edu/~cchen/citespace
Custo: Gratuito

InCites

O InCites (Thomson Reuters) é uma ferramenta online de avaliação de pesquisa personalizada e baseada em citações, que permite que realizar análises de produtividade científica e comparação de resultados com parceiros no mundo inteiro. Tomando por base o conjunto de registros da Web of Science, o InCites congrega ferramentas de análise e métricas que ensejam quantificar e qualificar os resultados de pesquisa.

Site: http://www.sibi.usp.br/apoio-pesquisador/indicadores-pesquisa/incites/
Site: https://incites.thomsonreuters.com
Custo: Pago

IN-SPIRE

Software de visualização de informação de dados.

Ferramentas

  • Características: permite que os analistas rapidamente hierarquizem e identifiquem séries de documentos com base no relacionamento em qualquer coleção pertencente a um dos grupos do IN-SPIRE.
  • Tempo: oferece ao usuário uma experiência mais intuitiva e impressionável.
  • Detalhes dos termos: termos encontrados dentro das ferramentas: sumário, tempo ou visualização do documento podem ser inspecionadas para revelar informações adicionais bem como os termos relacionados e sua distribuição temporal nos perfis.
  • Extração automática de palavras-chave: palavras-chave essenciais ou frases podem ser agora automaticamente identificadas e extraídas quando documentos são processados pelo IN-SPIRE, habilitando palavras-chave e frases tais como “Estados Unidos” e “Suprema Corte”.
  • Temas: palavras-chave e frases são agrupados em temas baseados na simultaneidade de ocorrência dentro de documentos em um conjunto de dados.
  • Termos surpreendentes: a ferramenta de tempo utiliza um novo algoritmo para analisar a frequência de citação de um termo ao longo do tempo. Todos os termos do documento são analisados para avaliar se existem alguns com picos interessantes de freqüência.

Site: http://in-spire.pnnl.gov

Leydesdorff Software

Software para análise de mapeamento de periódicos.

Site: http://www.leydesdorff.net

Network Workbench

Uma análise de rede em larga escala, com uma caixa de ferramentas de modelagem e visualização para pesquisa em Biomedicina, Ciências Sociais e Física. Esse projeto irá criar, avaliar e dirigir um único ambiente, modelagem e visualização, intitulada Network Workbench (NWB). O ambiente com recursos irá fornecer um portal online aos pesquisadores, educadores e profissionais interessados no estudo das ciências biomédicas, sociais, comportamentais, física e outras redes. O NWB irá apoiar rede de pesquisa científica além das barreiras da ciência. Os usuários da NWB terão acesso a maioria das bases de dados online ou poderão utilizar uma rede própria. Eles poderão realizar análise de redes com os mais efetivos algoritmos disponíveis.

Site: http://nwb.cns.iu.edu/

Publish or Perish

Projetado para encorajar os acadêmicos a apresentarem seus casos para o impacto da pesquisa da melhor maneira possível. Seria preocupante se isto fosse utilizado com o propósito de avaliação acadêmica de uma forma mecânica.
Ao utilizar o “Publish or Perish” para análise de citações, é sugerida a seguinte regra geral: se um acadêmico apresenta boas métricas de citação é muito provável que ele ou ela tenha um impacto significativo na área. No entanto, o contrário na é necessariamente válido. Se um acadêmico demonstrar uma métrica de citação fraca, isto pode ser devido à falta de impacto de suas publicações na área, mas também devido a um dos seguintes fatores:

  • Trabalho em uma área pequena (desta forma, gerando poucas citações).
  • Publicação em outra língua que não o inglês (restringindo efetivamente, também, o campo de citação).
  • Publicação principalmente em livros.

Recupera e analisa citações acadêmicas por meio do Google Scholar e produz uma variedade de dados estatísticos que podem ser visualizados na tela, colados em outros formulários ou salvos em diferentes formas de saída para análise posterior.

Site: http://www.harzing.com/pop.htm
Custo: Gratuito

SCImago

O periódico e rank de países do SCIMago é um portal que inclui periódicos e os indicadores científicos dos países desenvolvidos a partir das informações contidas na base de dados do Scopus® (Elsevier B.V.). Esses indicadores podem ser utilizados para avaliar e analisar os domínios científicos.

Site: http://www.scimagojr.com
Custo: Gratuito

SciVal

A plataforma SciVal possui um portfólio de ferramentas de análise de indicadores de produção científica desenvolvida pela Elsevier, que tem como fonte de dados o Scopus e o Science Direct. Permite realizar análises bibliométricas da produção científica de uma determinada instituição, país, região, autor ou grupos de autores, ou ainda em revistas, desde que o material esteja indexado na base de dados Scopus.

Fonte: http://www.sibi.usp.br/apoio-pesquisador/indicadores-pesquisa/scival/
Site: https://www.scival.com/
Custo: Pago

Sci2 Tool

Science of Science (Sci2) é uma ferramenta modular projetada especificamente para o estudo da ciência. Ela suporta análises temporais, geospaciais, de tópicos e de rede para as bases de dados escolares nos níveis micro (individual), meso (local) e macro (global).

Site: http://sci2.cns.iu.edu/user/
Custo: Gratuito

Vantage Point

Uma ferramenta poderosa para a descoberta de conhecimento em resultados de busca em base de dados de patentes e da literatura. Vantage Point auxilia no rápido entendimento e navegação em resultados de busca extensos, fornecendo uma perspectiva melhor a respeito daquela informação. A perspectiva fornecida pelo Vantage Point permite que rapidamente seja encontrado QUEM, O QUE, QUANDO e ONDE, ajuda a esclarecer relacionamentos e encontrar padrões críticos – transformando informação em conhecimento.

Site: http://www.thevantagepoint.com
Custo: Pago

VOS viewer

É um programa de computador gratuito que pode ser utilizado com os seguintes propósitos:

  • Construir mapas baseados nos dados da rede. Mapas são construídos utilizando as técnicas de mapeamento de agrupamento do VOS.
  • Ver e explorar mapas. O programa mostra um mapa de diferentes maneiras, cada qual enfatizando um aspecto diferente do mapa. Ele oferece ainda, algumas funcionalidades tais como: zoom, rolagem e busca de texto, o que facilita um exame mais detalhado do mapa.

Site: http://www.vosviewer.com
Custo: Gratuito

Comments are closed.