Produção Científica do Campus | Escrita

Produção científica Biblioteca Localização
OLIVEIRA JUNIOR, O. N. Livro auxilia pesquisadores a escreverem artigo em inglês. [Depoimento a Swellyn França]. APCD Jornal>, São Paulo, Ano 50, Edição 699, jul. 2015. IFSC PROD 023744
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OLIVEIRA JUNIOR, O. N. A técnica da escrita científica. [Carta ao Editor]. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 2, p. 02201-1-02202-2, 2015. Disponível em: <DOI: 10.1590/S1806-11173720001> Acesso em: 08 set. 2015. IQSC P 023824
MASSI, L.; QUEIROZ, S.L. Apropriação da linguagem científica por alunos de iniciação científica em Química: considerações a partir da produção de enunciados científicos. Revista Electrónica de Enseñanza de Las Ciencias, v. 7, n. 3, p. 704-721, 2008. Disponível em: <http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen7/ART11_Vol7_N3.pdf> Acesso em: 03 mai. 2017. IQSC P 11185
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OLIVEIRA, J.R.S.; QUEIROZ, S.L. Comunicação científica no ensino superior de química: uma revisão. Química Nova, v. 38, n. 4, p. 553-562, 2015. Disponível em <http://quimicanova.sbq.org.br/imagebank/pdf/v38n4a15.pdf>. Acesso em: 03 mai. 2017 IQSC P 15729
OLIVEIRA, J.R.S.; QUEIROZ, S.L. Considerações sobre o papel da comunicação científica na educação em química. Química Nova, v. 31, n. 5, p. 1263-1270, 2008. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/qn/v31n5/a59v31n5.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2015. (0100-4042) IQSC P 10021
OLIVEIRA, J.R.S.; QUEIROZ, S.L. Elaboração de um mapa de caracterização do texto científico: referenciais teóricos e aplicação em destaque. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 142-166, 2015. Disponível em <http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID387/v20_n1_a2015.pdf>. Acesso em: 9 dez. 2015. IQSC P 16101
OLIVEIRA, J.R.S.; QUEIROZ, S.L. A retórica da linguagem científica: das bases teóricas à elaboração de material didático para o ensino superior de química. Química Nova, v. 35, n. 4, p. 851-857, 2012. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/qn/v35n4/a36v35n4.pdf>. Acesso em: 19 abr. 2012. IQSC P 13719
OLIVEIRA, J.R.S.; QUEIROZ, S.L. Textos científicos de autoria de graduandos em química: análise dos professores. Química Nova, São Paulo, v. 37, n. 9, p. 1559-1557, 2014. Disponível em <http://quimicanova.sbq.org.br/imagebank/pdf/v37n9a22.pdf>. Acesso em: 03 mai. 2017. IQSC P 15468
OLIVEIRA, J.R.S.; BATISTA, A.A.; QUEIROZ, S.L. Escrita científica de alunos de graduação em química: análise de relatório de laboratório. Química Nova, v. 33, n. 9, p. 1980-1986, 2010. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/qn/v33n9/29.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2012. IQSC P 12719
QUEIROZ, S.L.; FERREIRA, L.N.A. O estágio curricular supervisionado em química como espaço para o desenvolvimento de atividades didáticas pautadas no uso de textos de divulgação científica. Ciência & Ensino, Piracicaba, v. 3, n. 2, p. 32-48, 2014. (1980-8631). Disponível em: http://prc.ifsp.edu.br/ojs/index.php/cienciaeensino/article/view/921/377>. Acesso em: 10 nov. 2014. IQSC P 15358
SANCHES, R.; SANCHES, R.; SANCHES, S. Como apresentar um trabalho em forma de pôster. Revista de Ensino de Engenharia. São Paulo, n. 19, p. 83-85, 1998. ICMC
IFSC

PROD 005696
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ALUISIO, S.M. et al. Evaluating scientific abstracts with a genre-specific rubric. In: LOOI, C-K; MCCALLA, G.; BREDEWEG, B.; BREUKER, J. (eds.). Artificial Intelligence in Education, Amsterdam: IOS Press, 2005. p. 738-740 ICMC
ALUISIO, S. M.; OLIVEIRA JUNIOR, O. N.; ZUCOLOTTO, V. Models for scientific writing. In: SCHUSTER, E.; LEVKOWITZ, H.; OLIVEIRA JURNIOR, O. N., (eds.). Writing scientific papers in english successfully: your complete roadmap. São Carlos: Compacta, 2014. p. 29-56. ICMC
IFSC
P 2661591
PROD 023060
FELTRIM, V.D. et al. Argumentative zoning applied to critiquing novice’s scientific abstracts. Dordrecht, Springer, 2006. cap. 18, p. 233-246. In: SHANAHAN, J G. ; QU, Y.; WIEBE, J., (eds.). Computing attitude and affect in text: theory and Applications, Dordrecht: Springer, 2006. cap. 18, p. 233-246 ICMC
OLIVEIRA JUNIOR, O. N.; SCHUSTER, E.; ALUISIO, S. M.; LEVKOWITZ, H. Reading, annotating, compiling, and producing text for scientific papers. In: SCHUSTER, E.; LEVKOWITZ, H.; OLIVEIRA JUNIOR, O. N., (eds.). Writing scientific papers in english successfully: your complete roadmap. São Carlos: Compacta, 2014. p. 57-82. ICMC
IFSC
P 2661607
PROD 023063
OLIVEIRA JUNIOR, O. N.; SCHUSTER, E.; LEVKOWITZ, H.; ZUCOLOTTO, V. The fundamentals of scientific wrinting. In: SCHUSTER, E.; LEVKOWITZ, H.; OLIVEIRA JUNIOR, O. N., (eds.). Writing scientific papers in english successfully: your complete roadmap. São Carlos: Compacta, 2014. p. 17-28. IFSC PROD 023111
OLIVEIRA JUNIOR, O. N.; SCHUSTER, E.; LEVKOWITZ, H. Writing scientific papers in english successfully: your complete roadmap. [Prefácio]. In: SCHUSTER, E.; LEVKOWITZ, H.; OLIVEIRA JUNIOR, O. N., (eds.). Writing scientific papers in english successfully: your complete roadmap. São Carlos: Compacta, 2014. 4 p. IFSC PROD 023113
SCHUSTER, E.; LEVKOWITZ, H.; OLIVEIRA JUNIOR, O.N. (Ed.) Writing scientific papers in english successfully: your complete roadmap. São Carlos: Compacta, 2014. 12p. ICMC
 
 
 
 
IFSC
00-00 W956 e.1
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00-00 W956 e.5
808.066 W956
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ALUISIO, S.M.; OLIVEIRA JUNIOR, O.N. Developing corpus-based writing tools aimed at non-native english users. In: ANNUAL CONFERENCE ON WRITING AND COMPUTERS, 8. 1995, London. Proceedings…London: Institute of Education-University of London, 1995. p. 1. ICMC
IFSC

PROD 003673
ALUÍSIO, S.M., BARCELOS, I., SAMPAIO, J. OLIVEIRA JUNIOR, O.N. How to learn the many unwritten “rules of the game” of the academic discourse: a hybrid approach based on critiques and cases to support scientific writing. In: IEEE INTERNATIONAL CONFERENCE ON ADVANCED LEARNING TECHNOLOGIES, Madison, 2001. Proceedings… Madison : IEEE, 2001. p. 257-260. Apresentação disponível em <http://lttf.ieee.org/icalt2001/presentations/pap_058_alu.ppt>. ICMC
IFSC

P 007393
BALAGE FILHO, P.P; PARDO, T.A.S.; NUNES; M.G.V. Summarizing scientific texts experiments with extractive summarizers. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INTELLIGENT SYSTEMS DESIGN AND APPLICATIONS, 7., 2007, Los Alamitos. Proceedings… Los Alamitos: IEEE, 2007. p. 520-524. ICMC
FELTRIM, V.D. et al. Applying argumentative zoning in an automatic critiquer of academic writing. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON ARTIFICIAL INTELLIGENCE, 17., 2004, Heidelberg. Proceedings…Heidelberg: Springer, 2004. p. 215-223 ICMC
GENOVES JR., L. et al. A two-tiered approach to detecting English article usage an application in scientific paper writing tools. In: RECENT ADVANCES IN NATURAL LAGUAGE PROCESSING – RANLP, 2007, Borovets. Proceedings… Borovets, 2007. 5 p. ICMC
NUNES, M. das G.V. et al. Novos rumos para o ReGra extensão do revisor gramatical do português do Brasil para uma ferramenta de auxílio à escrita. Évora, Universidade de Évora/Universidade Nova Lisboa, 1999. In: Encontro para o Processamento Computacional da Língua Portuguesa Escrita e Falada, 4. 1999: Évora. Actas… Évora: Universidade de Évora/Universidade Nova Lisboa, 1999. p.167-179 ICMC
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FELTRIM, V.D.; ANTIQUEIRA, L.; NUNES, M. das G.V.; ALUÍSIO, S.M.A construção de uma ferramenta de auxílio à escrita de resumos acadêmicos em português. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 23. 2003: Campinas: Encontro Nacional de Inteligência Artificial, 4. 2003: Campinas. Anais…Campinas: SBC, 2003 p. 2399-2404. ICMC
GASPERIN, C.V. et al. Learning when to simplify sentences for natural text simplification. In:. ENCONTRO NACIONAL DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – ENIA, 7., 2009, Bento Gonçalves. Anais…:SBC, 2009. p. 2175-2761. Disponível em: <http://portal.sbc.org.br/bibliotecadigital/download.php?paper=1415>. Acesso em: 15 abr. 2012. ICMC
MARQUIFÁVEL, V.; GENOVES JR., L.C.; ALUÍSIO, S.M. Um processo semi-automático para a geração de ferramentas de suporte à escrita científica em inglês. In: INTERNACIONAL JOINT CONFERENCE IBERAMIA/SBIA/SBRN. WORKSHOP IN INFORMATION AND HUMAN LANGUAGE TECHNOLOGY, 4., 2006, Ribeirão Preto. Proceedings… Ribeirão Preto, 2006. Em CD-ROM ICMC
OLIVEIRA, J.R.S.; PORTO, A.L.M.; QUEIROZ, S.L. Peer view no ensino superior de química investigando aspectos estruturais e retóricos da linguagem científica valorizados pelos estudantes. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA – ENEQ, 15., 2010, Brasília. Anais… Brasília, 2010. 1 CD-ROM. IQSC P 12741
OLIVEIRA JUNIOR, O.N. Estratégias para a escrita científica em inglês. In: FERRAMENTAS DE SUPORTE À ESCRITA CIENTÍFICA EM LÍNGUA INGLESA, 2010, São Carlos. Palestras… São Carlos: EESC – USP, 2010. 1 DVD (aprox. 143 min.), son., color, digital/NTSC. Em DVD. IFSC PROD 003673
SCHUSTER, E. et al. Enhancing the writing of scientific abstracts: a two-phased process using software tools and human evaluation. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 15., 2005, São Leopoldo. / WORKSHOP EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA LINGUAGEM HUMANA, 3., 2005, São Leopoldo. Anais… São Paulo: Sonopress-Rimo, 2005. p. 962-971. Em CD-ROM. ICMC
IFSC

PROD 013270
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ALUISIO, S.M.; OLIVEIRA JUNIOR, O.N. Case-based approach for developing writing tools aimed at non-native english users. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON CASE-BASED REASONING, 1. 1995, Sesimbra. Proceedings…, Berlin, 1995. p. 121-132 (Lecture Notes in Artificial Intelligence, v. 1010, p. 121-132, 1995. ISSN: 0302-9743). ICMC
IFSC

PROD 003727
GONÇALVES, J.P. et al. A learning environment for english for academic purposes based on adaptive tests and task-based systems. In: INTERNATIONAL CONFERENCE INTELLIGENT TUTORING SYSTEMS, 7., 2004, Maceió. Proceedings… Heidelberg: Heidelberg, 2004. p. 1-11(Lectures Notes in Computer Science, v. 3220). ICMC
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MASSI, L.; QUEIROZ, S.L. Contribuições da iniciação científica para a apropriação da linguagem científica por alunos de graduação em Química. COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 9., 2010, Porto. Livro de resumos… Porto, 2010. p. 446 IQSC P 12801
QUEIROZ, S.L.; FRANCISCO, C.A. Chemistry textbook research in Brazil an overview. In: EUROPEAN CONFERENCE ON RESEARCH IN CHEMICAL EDUCATION , 10., 2010, Cracóvia. Book of abstracts…Cracóvia, 2010. p. 222. IQSC P 12780
QUEIROZ, S.L.; OLIVEIRA, J.R.S. Development and application of a tool designed to evaluate undergraduate chemistry students’ scientific writing. In: INTERNATIONAL CONFERENCE RESEARCH IN DIDACTICS OF THE SCIENCES, 4., 2010, Cracóvia. Book of abstracts… Cracóvia, 2010. p. 95. IQSC P 12778
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ALUISIO, S.M.; OLIVEIRA JUNIOR, O.N. Abordagem baseada em casos e revisões para a construção de ferramentas de suporte a escrita de artigos científicos em inglês. In: SIMPOSIO INTERNO DA POS-GRADUACAO DO IFSC, 2., 1995, São Carlos. Resumos… São Carlos: IFSC-USP, 1995. p. 57. ICMC
IFSC

PROD 003951
BARCELOS, I.F.; ALUISIO, S.M. (orient). Aplicação de um processo de avaliação de usabilidade em uma ferramenta de suporte à escrita técnica em inglês. In: Workshop de Teses e Dissertacões em Andamento do ICMC/USP, 6. 2001: São Carlos. Anais… São Carlos: ICMC-USP, 2001. P. 29-30. ICMC
BARROS, R.C.; ALUISIO, S.M. Um sistema adaptativo para a escrita técnica. Workshop de Teses e Dissertações em Andamento do ICMC/USP, 4. 1999, São Carlos. Anais… São Carlos: ICMC-USP, 1999. p. 59-60. ICMC
BARROS, R.C.; ALUISIO, S.M.(orient). Um sistema adaptativo para a escrita técnica. In: Simpósio de Teses e Dissertações, 5. 2000, São Carlos; Workshop de Teses e Dissertações em Andamento – ICMC, USP, 5. 2000: São Carlos. Anais… São Carlos: ICMC-USP, 2000. p. 111-112. ICMC
NUNES, M.G.V. et al. Usando redes complexas para avaliar citações em artigos científicos. In: WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSC, 14., 2010, São Carlos. Livro de resumos… São Carlos: Universidade de São Paulo – USP, Instituto de Física de São Carlos – IFSC, 2010. res. Quinta-feira 64. ICMC
IFSC

PROD 017806
OLIVEIRA, J.R.S.; QUEIROZ, S.L. Aspectos estruturais e relatórios em textos produzidos por graduandos e pesquisadores da área de química uma análise comparativa. In: EVENTO DE EDUCAÇÃO EM QUÍMICA, 8., 2010, Araraquara. Livro de resumos… Araraquara: Instituto de Química – UNESP, 2010. 1 CD-ROM. IQSC P 12802
OLIVEIRA, J.R.S.; PORTO, A.L.M.; QUEIROZ, S.L. Analisando aspectos retóricos da linguagem científica em atividades didáticas no ensino superior de química. In: Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química – EPPEQ, 5, 2009, Ribeirão Preto. Resumos… Ribeirão Preto: Instituto de Química – USP, 2009. p. 56 IQSC P 11876
OLIVEIRA, J.R.S.; QUEIROZ, S.L. Investigando estratégias retóricas na escrita de pesquisadores da área de química subsídios para a compreensão da linguagem da ciência. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA – ENEQ, 15, 2010, Brasília. Resumos… Brasília, 2010. 1 CD-ROM. IQSC P 12765
OLIVEIRA, J.R.S. de; PORTO, A.L.M.; QUEIROZ, S.L. Peer review no ensino superior de química investigando os aspectos da linguagem científica valorizados pelos estudantes. In: REUNIÃO ANUAL SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA – SBQ, 33., 2010, Águas de Lindóia. Resumos… São Paulo: SBQ, 2010. Res. T 0356-2.1 CD-ROM. IQSC P 12238
OLIVEIRA JUNIOR, O. N. Strategies for an effective scientific writing in English. In: BRAZILIAN MRS MEETING, 14., 2015, Rio de Janeiro / ENCONTRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PESQUISA EM MATERIAIS – SBPMAT, 14, 2015, Rio de Janeiro. Proceedings… Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais – SBPMat, 2015. abstr. AQTZ. Disponível em: <http://www.eventweb.com.br/xivsbpmat/specific-files/grabFile. php?codigo=AQTZ. Acesso em: 11 nov. 2015. IFSC PROD 024313
OLIVEIRA JUNIOR, O.N. Escrita Científica. In: ENCONTRO DE QUÍMICA DA REGIÃO SUL, 15., 2007, Ponta Grossa. Resumos… São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2007. minicurso 3. IFSC PROD 014123
SILVA, R.M.; ALUISIO, S.M.; OLIVEIRA JUNIOR, O.N. Ferramentas de auxilio a escrita de artigos científicos em inglês. In: SIMPOSIO INTERNO DA POS-GRADUACAO DO DFCM, 1994, São Carlos. Resumos… São Carlos: IFQSC-USP, 1994. p. 26. ICMC
IFSC

PROD 004028
SILVA, M.H.B.; ALUISIO, S.M. A abordagem de críticas para a construção de sistemas de aprendizado da escrita técnica. In: Workshop de Teses e Dissertações em Andamento- ICMC-USP, 3. 1998: São Carlos. Anais… São Carlos: ICMC-USP, 1998. p. 95-96. ICMC
ZUCOLOTTO, V. Escrita científica: como escrever e publicar bons artigos científicos. In: SIMPÓSIO DE BIOQUÍMICA E BIOTECNOLOGIA – SIMBBTEC, 2011, Londrina. Caderno de Resumos… Londrina: Universidade Estadual de Londrina – UEL, 2011. minicurso 3. IFSC PROD 018491-SC
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AMANCIO, D.R. et al. Using complex networks concepts to assess approaches for citations in scientific papers. The Netherlands, Springer, 2012. p. 1-16. Scientometrics. The Netherlands, p. 1-12, 2012. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1007/s11192-012-0630-z>. Acesso em: 23 fev. 2012 ICMC
OLIVEIRA JUNIOR, O.N.; ZUCOLOTTO, V.; ALUÍSIO, S.M. Developing strategies to produce better scientific papers: a recipe for non-native users of English. Disponível em: <http://arxiv.org/ftp/cs/papers/0611/0611013.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2012 ICMC
IFSC

Preprint
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BARCELOS, I.F. Aplicação de um processo de avaliação de usabilidade em uma ferramenta de suporte à escrita técnica em inglês. 2001. 126p. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2001. ICMC T B242ap
BARROS, R.C. Modelagem de usuários para sistemas de auxílio à escrita técnica. 2000. 99p. Dissertação (Mestrado). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2000. ICMC T B277mu
FELTRIM, V.D. Uma abordagem baseada em córpus e em sistemas de crítica para a construção de ambientes Web de auxílio à escrita acadêmica em português. 2004. 169p. Dissertação (Mestrado). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2004. ICMC T F328ab
GENOVES JUNIOR, L.C. Avaliação automática da qualidade de escrita de resumos científicos em inglês. 2007. 146p. Dissertação (Mestrado). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2007. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-11122007-100254/>. Acesso em: 16 abr. 2012. ICMC T G335aa
OLIVEIRA, J. R. S. Mapa de caracterização do texto científico: produção e funcionamento em disciplinas de química do ensino superior. 2012. 362p. Tese (Doutorado Ciências) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012. Disponível em <https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/6224/4228.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 03 mai. 2017. IQSC P12234
REITH, R.L. Avaliação de instrumento de auxílio à escrita científica em inglês fundamentado na aprendizagem baseada em exemplos e em experiências aplicado em alunos pós-graduandos. 2013. Dissertação (Mestrado) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2.013. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-06022014-102326/>. Acesso em: 2014-07-30. EESC T8651
SILVA, M.H.B. A abordagem de críticas para a construção de sistemas de aprendizado da escrita técnica. 1999. 130p. Dissertação (Mestrado). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo, São Carlos, 1999. ICMC T S586ac