Ferramentas Computacionais | Escrita

.

Ambientes para a Escrita

Pós-processamento do Texto

Pré-processamento do Texto

Anti-plágio

Software de Gestão Bibliográfica

Softwares Bibliométricos e de Colaboração Científica

 
.
[topo]

Ambientes para a Escrita

Compreendem um conjunto de ferramentas destinadas a dar suporte a uma grande parte do processo de escrita (geralmente, da fase de geração e agrupamento de ideias até a composição de um texto contínuo), ou a todo o processo. Combinam, geralmente, um editor gráfico para as notas/ideias, um editor de estruturas e um editor de textos em um único ambiente.

Ferramenta de suporte à escrita de introduções, que trabalha com textos modelos da área de Física. Além de trabalhar no nível de componentes e subcomponentes, apresenta mais detalhes na anotação dos textos, indicando qual parte é material factual e qual parte pode ser reusada. A parte reusada é bem detalhada, apresentando as minúcias da escrita científica.

Sitehttp://www.escritacientifica.sc.usp.br/calese/
Custo: Gratuito

O SciEn-Produção é um conjunto de ferramentas computacionais para auxiliar o estudante a escrever artigos científicos em inglês. Adaptado do SciPo-Farmácia, baseia-se em análise de textos da área de Engenharia de Produção.

Fonte:
REITH, Ralf Landim. Avaliação de instrumento de auxílio à escrita científica em inglês fundamentado na aprendizagem baseada em exemplos e em experiências aplicado em alunos pós-graduandos em Engenharia de Produção. 2013. 169 f. Dissertação (Mestrado em Economia, Organizações e Gestão do Conhecimento) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2013. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-06022014-102326/>. Acesso em: 30 jul. 2014.
Sitehttp://www.escritacientifica.sc.usp.br/scien-producao/
Custo: Gratuito

Ferramenta de suporte à escrita que ajuda a escrever resumos e introduções com base em modelos de textos científicos bem escritos em português. Estes modelos são de teses e dissertações de várias áreas de pesquisa da computação que ficam disponíveis para um escritor aprender a estruturação retórica (organização). Esta estrutura se dá em dois níveis: componentes e subcomponentes que mostram as várias possibilidades para os componentes. No caso de resumos, os componentes são: contexto, lacuna, propósito, metodologia, resultados e conclusão.
Possui também uma fase de críticas na qual uma estrutura proposta é avaliada pelo sistema, e uma fase de classificação de um resumo já escrito. Esta última característica é similar ao AZEA-WEB, só que neste caso trabalha com resumos em português.

Fonte:
FELTRIM, V. D.; TEUFEL, S.; NUNES, M. G. V. ;ALUÍSIO, S.M. Argumentative zoning applied to critiquing novices’ scientific abstracts. In: SHANAHAN, J.G.; QU, Y.; WIEBE, J. Computing attitude and affect in text: theory and applications. New York: Springer, 2006. p. 233-246. (The Information Retrieval Series, v. 20).

Sitehttp://www.escritacientifica.sc.usp.br/scipo/
Custo: Gratuito

Ferramenta de suporte à escrita científica de artigos em inglês, que dá suporte a todas as seções de um artigo. Apresenta para cada seção a estrutura na forma de componentes e subcomponentes. Também traz uma grande lista de marcadores discursivos em inglês, usados para conectar ideias em um artigo que trazem contrastes, adição de informação, resultados, exemplificação, recomendação, semelhanças de informações, entre outros.

Fonte:
GENOVÊS JUNIOR., L.; FELTRIM, V.D.; DAYRELL, C.; ALUÍSIO, S. Automatically detecting schematic structure components of english abstracts : building a high accuracy classifier for the task. In: INTENATIONAL WORKSHOP ON NATURAL LANGUAGE PROCESSING FOR EDUCATIONAL RESOURCES, 2007, Borovets. Proceedings… Shoumen : INCOMA, 2007. p. 23-29.

Sitehttp://www.escritacientifica.sc.usp.br/scipo-farmacia/
Inglêshttp://www.escritacientifica.sc.usp.br/scipo-farmacia/eng/
Custo: Gratuito

.
[topo]

Pós-processamento do Texto

São destinadas a melhorar a qualidade do texto e compreendem ferramentas para checagem de estilo, corretores ortográficos e gramaticais, ferramentas estatísticas, corretores de erros mecânicos e avaliadores da inteligibilidade de textos para um dado público alvo. Além disso, há várias ferramentas que avaliam a estrutura de um texto já pronto, por exemplo, um resumo, indicando os componentes deste, para o usuário checar com a estrutura esperada para o texto.

Ferramenta para manipulação de um corpus de textos de uma dada área para levantamento de concordâncias de uma dada expressão ou palavras, lista de frequências, palavras chave, que ajudam na escrita científica, durante a fase de composição e pós-processamento do texto, pois mostra os padrões do corpus quanto a verbos, marcadores discursivos e outros elementos da linguagem.

Fonte:
ANTHONY, L. Developing a freeware, multiplatform corpus analysis toolkit for the technical writing classroom. IEEE Transactions on Professional Communication , v. 49, n.3, p. 275-286, 2006. Disponível em: <http://ieeexplore.ieee.org/stamp/stamp.jsp?arnumber=1684209>. Acesso em: 02 maio 2017.
PECORARI, D. Repeated language in academic discourse: the case of biology background statements, Nordic Journal of English Studies, v. 7, n. 3, p. 9-33, 2008. Disponível em: <http://ojs.ub.gu.se/ojs/index.php/njes/article/view/151/149>. Acesso em: 02 maio 2017.

Site: http://www.antlab.sci.waseda.ac.jp/antconc_index.html
Custo: Gratuito

Coh-Metrix – desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Memphis – calcula a coerência de textos, usando 60 medidas. Ele troca a análise da inteligibilidade de textos, via fórmulas simples e superficiais de inteligibilidade como os Índices Flesch Reading Ease, Flesch–Kincaid Grade Level, Gunning fog por medidas da área de linguística computacional (ou processamento de línguas naturais) e psicolinguística.

Fonte:
GRAESSER, A.C.; MCNAMARA, D.S.; LOUWERSE, M.M.; CAI, Z. Coh-Metrix: Analysis of text on cohesion and language. Behavioral Research Methods, Instruments, and Computers, v. 36, p. 193-202, 2004.

Site: http://cohmetrix.com/
Custo: Gratuito

Coh-Metrix-Port é uma adaptação de métricas da ferramenta Coh-Metrix para o português do Brasil. A ferramenta Coh-Metrix calcula índices que avaliam a coesão, a coerência e a dificuldade de compreensão de um texto, usando vários níveis de análise lingüística: léxico, sintático, discursivo e conceitual.
Para todas essas métricas, vários recursos de processamento de línguas naturais são utilizados.
A versão 1.0 do Coh-Metrix-Port apresenta 34 métricas das 60 disponíveis na versão livre da ferramenta.
O sistema solicita registro, pois cria uma área para cada novo usuário.

Fonte:
SCARTON, C.E.; ALUÍSIO, S.M. Análise da Inteligibilidade de textos via ferramentas de Processamento de Língua Natural: adaptando as métricas do Coh-Metrix para o Português. Linguamática, v. 2, n. 1, p. 45-61, 2010. Disponível em: <http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/stil/2009/007.pdf>. Acesso em: 02 maio 2017.

Site: www.nilc.icmc.usp.br/coh-metrix-port
Custo: Gratuito

Este corpus foi recentemente (abril de 2012) aumentado com textos em inglês do gênero acadêmico e técnico, compondo um corpus anotado que pode ser analisado via ferramentas de busca. São 85 milhões de palavras de revistas acadêmicas e 25 milhões de palavras de textos técnicos, vindos de revistas de divulgação científica. Permite-se fazer download de listas contendo palavras usadas em textos acadêmicos, agrupadas por famílias gramaticais, bem como listas usadas comumente em todo texto acadêmico. Além disso, pode-se listar palavras técnicas de nove subdomínios acadêmicos (História, Educação, Ciências Sociais, Ciências Jurídicas, Literatura, Filosofia, Ciências Biomédicas, e Administração), com suas frequências de ocorrências e palavras que aparecem junto (colocados).

Site: http://corpus.byu.edu/coca/
Preço: Gratuito

Grammarly é uma plataforma para correção gramatical e detecção de plagiarismo desenvolvida pela Grammarly, Inc. em 2009. Checa mais 250 tópicos da gramática do inglês, lista os erros encontrados no texto do usuário e sugere formas de correção. Analisa os seguintes gêneros/tipos de escrita: acadêmico, técnico, criativo, relacionado a negócios e geral. Possui um corretor ortográfico acoplado para detecção de erros ortográficos. O Plug-in para Microsoft Office permite seu uso no Microsoft Word.

Site: https://www.grammarly.com/
Custo: Gratuito

MOVER é uma ferramenta genérica que detecta componentes retóricos em textos escritos em qualquer língua. É baseada em um classificador que usa aprendizado de máquina com um conjunto de informações estatísticas, sendo assim independente de língua e de dominio. Precisa de um conjunto de textos anotados, com uma estrutura para aprender a tarefa e pode aprender com seus erros, melhorando seu desempenho se o usuário informar a classificação errada de uma oração. É bem flexível, pois admite parametrizar a estrutura, e precisa de um conjunto pequeno de textos anotados em ela para aprender a classificação. Só atribui um classe a cada oração.

Fonte:
ANTHONY, L.; LASHKIA, G. Mover: A machine learning tool to assist in the reading and writing of technical papers. IEEE Transactions on Professional Communication, v.46, n. 3, p.185-193, 2003. Disponível em: <http://ieeexplore.ieee.org/stamp/stamp.jsp?tp=&arnumber=1227591>. Acesso em: 02 maio de 2017.

User Guide: http://www.antlab.sci.waseda.ac.jp/software/AntMover0.9_User_Guide.pdf
Custo: Gratuito

O StyleWriter também auxilia autores na criação de textos que sigam as recomendações da Plain Language. Funciona integrado ao MS Word e avisa ao usuário sobre erros gramaticais comuns em inglês, destaca sentenças grandes que requeiram redução de tamanho, sugere a troca de sentenças na voz passiva por ativa, entre outros tratamentos. Outro recurso útil da ferramenta é um avaliador da complexidade do texto, que mostra ao usuário uma índice de complexidade do texto.

Site: http://www.editorsoftware.com/StyleWriter.html
Custo: Pago

WordNet é uma grande base lexical de nomes, verbos, adjetivos e advérbios em inglês agrupados em conjuntos de sinônimos cognitivos (chamados de synsets), cada um expressando um conceito distinto. Usada na escrita, principalmente, como um tesaurus, pois permite utilizar sinônimos de palavras e assim aprender novas ou garantir a variação da língua. Pode ser navegada e é acessada com ajuda de um browser para o qual se fornece a palavra desejada. Além do sinônimo, há outras informações disponíveis como frequência e uso em contexto.

Fonte:
MILLER, G.A.; BECKWITH, R.; FELLBAUM, C.; GROSS, D., MILLER, K. Introduction to WordNet: An On-line Lexical Database. International Journal of Lexicography , v. 3, n. 4, p. 235-244, 1990. Disponível em: <http://wordnetcode.princeton.edu/5papers.pdf>. Acesso em: 02 maio 2017.

Site: http://wordnetweb.princeton.edu/perl/webwn
Custo: Gratuito

Site: WordNet.Br 1.0 – Base de verbos http://www.nilc.icmc.usp.br/wordnetbr/
Custo: Gratuito

.
[topo]

Pré-processamento do Texto

Fornecem ajuda para a fase de geração de idéias e compreendem os editores gráficos de redes de notas, os editores gráficos de estrutura em forma de árvore e os outliners textuais que permitem expandir ou esconder os diferentes níveis de organização de um texto.

Mapa mental, ou mapa da mente é o nome dado para um tipo de diagrama, sistematizado pelo inglês Tony Buzan, voltado para a gestão de informações, deconhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; namemorização e aprendizado; na criação de manuais, livros e palestras; como ferramenta debrainstorming (tempestade de ideias); e no auxílio da gestão estratégica de uma empresa ou negócio. Os mapas mentais procuram representar, com o máximo de detalhes possível, o relacionamento conceitual existente entre informações que normalmente estão fragmentadas, difusas e pulverizadas no ambiente operacional ou corporativo. Trata-se de uma ferramenta para ilustrar ideias e conceitos, dar-lhes forma e contexto, traçar os relacionamentos de causa, efeito, simetria e/ou similaridade que existem entre elas e torná-las mais palpáveis e mensuráveis, sobre os quais se possa planejar ações e estratégias para alcançar objetivos específicos (Wikipédia, visitado em 24/02/2016).

MindMeister
Site: https://www.mindmeister.com/pt
Detalhes: http://www.apptuts.com.br/review/web/mindmeister/
Tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=vKxHB7NwxH8
Custo: Gratuito

Coggle
Site: https://coggle.it/
Tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=YC4O4vb7IXo e https://www.youtube.com/watch?v=ZfrxBEpZd-8
Custo: Gratuito

Stormborad
Site e Tutorial: https://www.stormboard.com/
Custo: Gratuito

Freeplane
Site: http://www.freeplane.org/wiki/index.php/Main_Page
Tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=gyO_-ojWSx8
Custo: Gratuito

.
[topo]

Anti-plágio

O software anti-plágio é uma ferramenta que permite identificar suspeita de plágio em documentos disponíveis na Internet e que vem auxiliando muito autores e Instituições nessa questão que infelizmente vem se alastrando muito no meio acadêmico. Normalmente eles analisam arquivos em diversos formatos e apresentam relatórios sobre os documentos encontrados. Abaixo segue alguns dos diversos softwares existentes no mercado, incluindo os de acesso livre, mas que não foram adotados ou testados sistemicamente, no momento, pela Universidade de São Paulo.

Anti-plágio | Softwares

Compara múltiplos documentos rapidamente, procurando por trechos de textos que foram copiados e colados. Os fragmentos suspeitos são relatados em um formato de fácil compreensão, contendo os trechos suspeitos, número de linha e coluna onde se encontram em seus respectivos documentos e o número de caracteres contidos em cada um.

Sitehttp://www.anticutandpaste.com/download
Custo: Gratuito
Recursos Adicionais: Não

Ajuda a procurar por plágio em qualquer tipo de documento, utilizando as tecnologias mais recentes e avançadas, para identificar e apontar até mesmo as tentativas mais sutis de plágio, intencionais ou não intencionais.
Características dos serviços:

  • Verificação em base de dados: análise profunda que inclui milhões de trabalhos, assinaturas e artigos submetidos no mundo todo.
  • Verificação na Internet.
  • Verificação em publicações: análise profunda e detalhada em vários tipos de materiais como livros, artigos, revistas, periódicos, jornais, PDFs, etc.
  • Verificação de sinônimos e estrutura da frase: analisa se a frase de um documento foi parafraseada impropriamente e portanto, é susceptível a plágio. Além disso, palavras e frases são submetidas a uma verificação de sinônimos para identificar até as mais sutis tentativas de plágio.

Sitehttp://www.checkforplagiarism.net
Custo: Pago
Recursos Adicionais: Não

Software brasileiro, criado por Clever Marcos Teixeira. O CopySpider é software anti-plágio (detector de plágio) freeware, de interface simples e intuitiva, com alto desempenho computacional para testar documentos sob o crivo de existência de cópias indevidas de outros documentos disponíveis na internet. Ele pode ser configurado para o Inglês ou Português (Brasil). Também é possível escolher um nível de rigor para a busca na internet (rápida, normal ou detalhada). Sugere-se a análise de possível existência de plágio para documentos com semelhança acima de 3%. O programa aceita como entrada os arquivos nos formatos DOC, PDF, TXT, HTML, RTF, DOCX, PPT, PPTX, XLS e XLSX, sendo compatível com os sistemas Windows XP, Vista, 7, 8, 2000, 2003 e 2008.

Sitehttp://www.copyspider.com.br
Custo: Gratuito
Recursos Adicionais: Não

Oferece uma opção de integração de serviços, na qual os estudantes podem submeter os trabalhos digitalmente ao professor (por alguma plataforma de ensino-apredizagem) e ao mesmo tempo para o Ephorus (invisivelmente). Quando o Ephorus achar algum exemplo de plágio, uma notificação é enviada imediatamente por e-mail. É possível configurar o nível de sensibilidade para o alarme anti-plágio, o que significa que a notificação só será enviada quando as semelhanças encontradas forem maiores que um valor previamente determinado. É possível criar uma conta para demonstração.

Sitehttp://www.ephorus.pt
Custo: Pago
Recursos Adicionais: Não

Software brasileiro, criado pelo professor do curso de Sistemas de Informação da Universidade do Contestado-SC, Maximiliano Zambonatto Pezzin. O rastreador busca dados e informações em diversos sites para acusar o plagiamento em um trabalho acadêmico através de um software instalado, por download, no computador. O programa faz a análise em trabalhos que são submetidos eletronicamente (upload). A versão gratuita analisa apenas uma parte do arquivo enviado (50% do arquivo com tamanho até 300 kb). A verificação completa é disponibilizada apenas para assinantes.

Sitehttp://www.plagiarismcombat.com
Custo: Gratuito (sem registro); Pago (R$19,90 com registro)
Recursos Adicionais: Não

Tem por objetivo mostrar abordagens inovadoras para identificação de plágios e as melhores práticas adotadas pela comunidade acadêmica.

Sitehttp://www.plagiarism.org/citing-sources/whats-a-citation
Custo: Versão gratuita para teste

É um serviço criado para a verificação de plágio, que funciona com a tecnologia multicamada do SMART e algoritmo de pesquisa que pode detectar a menor semelhança entre um texto apresentado e todos os sites na web. É de simples utilização e não precisa instalar nenhum software adicional, todo o trabalho é feito à direita no site.

Sitehttps://plagiarism-detector.com/?gclid=CJKty_LSiNQCFcSBkQodaTwE9Q
Observação: A Biblioteca do IQSC possui esse software
Custo: Gratuito (uso limitado); Pago (análises avançadas)
Recursos Adicionais: Sim

Detector de plágio que pode ser utilizado online, sem precisar ser instalado no computador. São suportados mais de 190 idiomas, inclusive o português.
Basta incluir um pequeno trecho de texto para iniciar a pesquisa. A pesquisa é rápida e em alguns segundos é emitido um relatório com todas as páginas que contém o texto plagiado. O resultado também inclui resultados semelhantes, que podem não ser, necessariamente, plágio, mas são bastante “parecidos”, ou seja, suspeitos. Ao final, tem-se um sumário com a quantidade de palavras, sentenças e um percentual de originalidade, que mede a chance do texto ter sido plagiado.

Sitehttp://plagiarisma.net
Custo: Gratuito

Site gratuito que rastreia a internet para identificar se alguém plagiou seu material: você pode informar um trecho do texto ou um endereço (URL) para análise. A análise não é feita em arquivos, mas em fragmentos inseridos em uma caixa de textos. O resultado sai na hora, inclusive com uma linha do tempo, para saber quando cada site publicou algo seu.

Sitehttp://www.plagium.com
Custo: Gratuito
Recursos Adicionais: Não

Software que foi inventado e defendido pelo formando em Ciência da Computação, Gustavo A. Henning, em seu trabalho de conclusão de curso e popularizado na internet para ajudar a melhorar o nível dos trabalhos acadêmicos.

Sitehttp://www.plagius.com
Custo: Gratuito para teste

Site americano com serviços voltados para a identificação e prevenção do plágio que agrega ferramentas educacionais.

Sitehttp://www.turnitin.com
Custo: Pago
Recursos Adicionais: Sim

Utilitário que ajuda a detectar plágio em documentos armazenados no computador, rede ou internet. Os formatos compatíveis são: DOC, RFT, HTML e TXT.

Após instalação, o software analisa os documentos com base nos parâmetros de pesquisa determinados. O tempo de busca varia de acordo com o computador e a conexão a internet.
Após concluir a busca, o software lista os resultados em uma tabela, com links das páginas que tenham sido detectadas como possíveis originários do texto.
Advertência: Ler com cuidado os termos da licença de uso ao submeter um trabalho, evitando autorizações indesejadas do uso do trabalho futuramente.

Fonte:
Sitehttp://www.scanmyessay.com
Custo: Gratuito
Recursos Adicionais: Sim

Anti-plágio | Sites

Fórum destinado ao fortalecimento e desenvolvimento de princípios e valores acadêmicos entre alunos, professores, instrutores e administradores. O site também disponibiliza subsídios e oferece respaldo para a implementação de políticas e iniciativas de integridade acadêmica em instituições interessadas.Sitehttp://www.academicintegrity.org

Página norte-americana com variado conteúdo relacionado ao plágio.
Sitehttp://www.plagiarism.org

.
[topo]

Software de Gestão Bibliográfica

Permitem recolher, gerir e citar fontes bibliográficas.

  • É um gerador Web automático de citação e referência que ajuda estudantes e pesquisadores a citar corretamente as fontes utilizadas, em vários estilos: MLA (7a edição), APA (6a edição), Turabian e Chicago.
  • Primeiro se escolhe um dos 4 estilos acima, seguido do tipo de fonte a ser citado. Um formulário Web é aberto para preenchimento dos campos necessários e, após o preenchimento, a citação para se colocar no texto e a referência bibliográfica são geradas. Estas devem ser copiadas para o texto do trabalho, pois não são armazenadas. Interessante aplicativo Web que indica todos os campos de fontes, principalmente as fontes mais atuais como multimídias e mídias sociais.

Sitehttp://citationmachine.net/

  • É um site colaborativo, que permite armazenar, organizar e partilhar informação. O seu objetivo é promover e incentivar a partilha de informação científica entre investigadores.
  • Não é integrável com os processadores de texto Microsoft Word e o Open Office.
  • Permite a importação e armazenamento das páginas HTML e PDF’s e também a pesquisa de informação dentro da própria plataforma.
  • Permite importar e exportar bibliografia de outros software.

Sitehttp://www.citeulike.org/

  • Acesso autorizado via Web of Knowledge.
  • Funciona em ambiente Windows e Mac. Integrável com o processador de texto Microsoft Word e o Open Office.
  • Só guarda a referência do documento.
  • Permite importar e exportar bibliografia de apenas alguns software.

Sitehttp://endnote.com/?_ga=2.23579322.168393365.1493745002-1653098190.1493734574

  • Software livre.
  • Editor avançado de BibTex.
  • Permite importação de vários formatos.
  • Cria e customiza formatos de exportação.
  • Possibilita traduções automáticas.

Sitehttp://jabref.sourceforge.net/

  • É um site colaborativo (acesso mediante registro), permitindo a partilha de informação online. Define-se como “… academic social network”.
  • Funciona em ambiente Windows, Mac e Linux. Integrável com o processador de texto Microsoft Word e o Open Office.
  • Permite o armazenamento de PDF’s e permite a pesquisa de informação dentro da própria plataforma.
  • Permite importar e exportar bibliografia de outros software.

Sitehttp://www.mendeley.com/

  • É um software livre (em open source) disponibilizado pelo web browser Firefox, que permite recolher, gerir e citar fontes bibliográficas.
  • Funciona em ambiente Windows, Mac e Linux. Integrável com o processador de texto Microsoft Word e o Open Office.
  • Permite o armazenamento das páginas HTML, PDF´s, de imagens, de documentos em Word ou Excel, inclusive.
  • Permite importar e exportar bibliografia de outros software.

Sitehttp://www.zotero.org/

.
[topo]

Softwares Bibliométricos e de Colaboração Científica

Projetado para auxiliar o usuário na análise de dados bibliográficos ou qualquer dado de natureza textual formatado de uma maneira similar. A ideia é gerar arquivos de dados que podem ser importados pelo Excel ou qualquer programa que utiliza dados tabelados para posterior processamento. Esta caixa de ferramentas inclui inúmeras ferramentas, algumas delas visíveis na própria janela e outras escondidas atrás dos menus. É recomendável que não se tente aprender todas de uma vez. É melhor começar pela ferramenta a qual você precisa e depois testar outras. Muitas das ferramentas podem ser utilizadas em conjunto para atingir o objetivo desejado.

Fonte:
PILKINGTON, A. (2006): Bibexcel – Quick Start Guide to Bibliometrics and Citation Analysis.

Sitehttps://bibliometrie.univie.ac.at/bibexcel
Custo: Gratuito

Um aplicativo gratuito em Java para visualização e análise das tendências e padrões na literatura científica. É uma ferramenta projetada para a visualização do progressivo domínio do conhecimento (CHEN, 2004). O aplicativo foca em encontrar pontos críticos no desenvolvimento de um campo ou um domínio, especialmente os pontos decisivos e cruciais. Estudos de caso detalhados são apresentados em Chen (2006) e outras publicações. CiteSpace provê várias funcionalidades para facilitar o entendimento e interpretação de padrões de rede e históricos, incluindo a identificação do rápido crescimento de temas, encontrando links entre as citações no mundo das publicações, decompondo uma rede em clusters, automaticamente nomeando clusters com os termos dos artigos citados, padrões geoespaciais de colaboração e áreas únicas de colaboração internacional.

Sitehttp://cluster.cis.drexel.edu/~cchen/citespace
Custo: Gratuito

O InCites (Thomson Reuters) é uma ferramenta online de avaliação de pesquisa personalizada e baseada em citações, que permite que realizar análises de produtividade científica e comparação de resultados com parceiros no mundo inteiro. Tomando por base o conjunto de registros da Web of Science, o InCites congrega ferramentas de análise e métricas que ensejam quantificar e qualificar os resultados de pesquisa.

Sitehttp://www.sibi.usp.br/apoio-pesquisador/indicadores-pesquisa/incites/
Sitehttps://incites.thomsonreuters.com
Custo: Pago

Software de visualização de informação de dados.

Ferramentas

  • Características: permite que os analistas rapidamente hierarquizem e identifiquem séries de documentos com base no relacionamento em qualquer coleção pertencente a um dos grupos do IN-SPIRE.
  • Tempo: oferece ao usuário uma experiência mais intuitiva e impressionável.
  • Detalhes dos termos: termos encontrados dentro das ferramentas: sumário, tempo ou visualização do documento podem ser inspecionadas para revelar informações adicionais bem como os termos relacionados e sua distribuição temporal nos perfis.
  • Extração automática de palavras-chave: palavras-chave essenciais ou frases podem ser agora automaticamente identificadas e extraídas quando documentos são processados pelo IN-SPIRE, habilitando palavras-chave e frases tais como “Estados Unidos” e “Suprema Corte”.
  • Temas: palavras-chave e frases são agrupados em temas baseados na simultaneidade de ocorrência dentro de documentos em um conjunto de dados.
  • Termos surpreendentes: a ferramenta de tempo utiliza um novo algoritmo para analisar a frequência de citação de um termo ao longo do tempo. Todos os termos do documento são analisados para avaliar se existem alguns com picos interessantes de freqüência.

Sitehttp://in-spire.pnnl.gov

Software para análise de mapeamento de periódicos.

Sitehttp://www.leydesdorff.net

Uma análise de rede em larga escala, com uma caixa de ferramentas de modelagem e visualização para pesquisa em Biomedicina, Ciências Sociais e Física. Esse projeto irá criar, avaliar e dirigir um único ambiente, modelagem e visualização, intitulada Network Workbench (NWB). O ambiente com recursos irá fornecer um portal online aos pesquisadores, educadores e profissionais interessados no estudo das ciências biomédicas, sociais, comportamentais, física e outras redes. O NWB irá apoiar rede de pesquisa científica além das barreiras da ciência. Os usuários da NWB terão acesso a maioria das bases de dados online ou poderão utilizar uma rede própria. Eles poderão realizar análise de redes com os mais efetivos algoritmos disponíveis.

Sitehttp://nwb.cns.iu.edu/

Projetado para encorajar os acadêmicos a apresentarem seus casos para o impacto da pesquisa da melhor maneira possível. Seria preocupante se isto fosse utilizado com o propósito de avaliação acadêmica de uma forma mecânica.
Ao utilizar o “Publish or Perish” para análise de citações, é sugerida a seguinte regra geral: se um acadêmico apresenta boas métricas de citação é muito provável que ele ou ela tenha um impacto significativo na área. No entanto, o contrário na é necessariamente válido. Se um acadêmico demonstrar uma métrica de citação fraca, isto pode ser devido à falta de impacto de suas publicações na área, mas também devido a um dos seguintes fatores:

  • Trabalho em uma área pequena (desta forma, gerando poucas citações).
  • Publicação em outra língua que não o inglês (restringindo efetivamente, também, o campo de citação).
  • Publicação principalmente em livros.

Recupera e analisa citações acadêmicas por meio do Google Scholar e produz uma variedade de dados estatísticos que podem ser visualizados na tela, colados em outros formulários ou salvos em diferentes formas de saída para análise posterior.

Sitehttp://www.harzing.com/pop.htm
Custo: Gratuito

O periódico e rank de países do SCIMago é um portal que inclui periódicos e os indicadores científicos dos países desenvolvidos a partir das informações contidas na base de dados do Scopus® (Elsevier B.V.). Esses indicadores podem ser utilizados para avaliar e analisar os domínios científicos.

Sitehttp://www.scimagojr.com
Custo: Gratuito

A plataforma SciVal possui um portfólio de ferramentas de análise de indicadores de produção científica desenvolvida pela Elsevier, que tem como fonte de dados o Scopus e o Science Direct. Permite realizar análises bibliométricas da produção científica de uma determinada instituição, país, região, autor ou grupos de autores, ou ainda em revistas, desde que o material esteja indexado na base de dados Scopus.

Fontehttp://www.sibi.usp.br/apoio-pesquisador/indicadores-pesquisa/scival/
Sitehttps://www.scival.com/
Custo: Pago

Science of Science (Sci2) é uma ferramenta modular projetada especificamente para o estudo da ciência. Ela suporta análises temporais, geospaciais, de tópicos e de rede para as bases de dados escolares nos níveis micro (individual), meso (local) e macro (global).

Sitehttp://sci2.cns.iu.edu/user/
Custo: Gratuito

Uma ferramenta poderosa para a descoberta de conhecimento em resultados de busca em base de dados de patentes e da literatura. Vantage Point auxilia no rápido entendimento e navegação em resultados de busca extensos, fornecendo uma perspectiva melhor a respeito daquela informação. A perspectiva fornecida pelo Vantage Point permite que rapidamente seja encontrado QUEM, O QUE, QUANDO e ONDE, ajuda a esclarecer relacionamentos e encontrar padrões críticos – transformando informação em conhecimento.

Sitehttp://www.thevantagepoint.com
Custo: Pago

É um programa de computador gratuito que pode ser utilizado com os seguintes propósitos:

  • Construir mapas baseados nos dados da rede. Mapas são construídos utilizando as técnicas de mapeamento de agrupamento do VOS.
  • Ver e explorar mapas. O programa mostra um mapa de diferentes maneiras, cada qual enfatizando um aspecto diferente do mapa. Ele oferece ainda, algumas funcionalidades tais como: zoom, rolagem e busca de texto, o que facilita um exame mais detalhado do mapa.

Sitehttp://www.vosviewer.com
Custo: Gratuito

[topo]