Disciplinas | Escrita

Disciplinas

Disciplina Unidade Docentes Responsáveis Objetivos
SFI 5869-1 – Técnicas de Escrita Científica em Inglês IFSC Osvaldo N. de Oliveira Junior
Valtencir Zucolotto
Desenvolver e/ou aprimorar técnicas para Escrita Científica em língua inglesa, incluindo a concepção, preparação e escrita de artigos científicos.
SQM 0433 – Redação de Documentos Técnicos IQSC Vitor Hugo Polisél Pacces O aluno aprenderá técnicas de redação de diferentes documentos técnicos, estando hábil ao final da disciplina a elaborá-los adequadamente à finalidade de cada um.
SQF 0320 – Comunicação e Expressão em Linguagem Científica I IQSC Salete Linhares Queiroz
Ana Claudia Kasseboehmer
Aprimorar a capacidade de escrita, leitura e comunicação oral do aluno em linguagem científica através do conhecimento e estudo das diversas estruturas dos documentos escritos e das formas de apresentação oral de trabalhos dessa natureza.
SQF 0321 – Comunicação e Expressão em Linguagem Científica II IQSC Salete Linhares Queiroz Desenvolver no aluno habilidades comunicativas orais com ênfase em aspectos formais de preparação e organização de apresentações acadêmicas individuais, tais como seminários e palestras; promover o aperfeiçoamento de assuntos correlatos estudados na disciplina de Comunicação e Expressão em Linguagem Científica I.
SRB 5024-4 – Redação de Documentos Científicos Interunidades Bioengenharia Janice R. Perussi O aluno aprenderá técnicas de redação de diferentes documentos científicos, estando hábil ao final da disciplina a elaborá-los adequadamente à finalidade de cada um, sendo que a ênfase será em artigos científicos.
SLC 0627 – Metodologia da Pesquisa e Redação Científica para Licenciatura IFSC Marcelo Alves Barros Promover o desenvolvimento de competências profissionais nos alunos sobre tecnologias da informação e comunicação; Levar os alunos a conhecerem os principais recursos audiovisuais a serem utilizados em comunicações orais; Propiciar aos alunos técnicas de comunicação para que possam se expressar de forma adequada em linguagem oral e escrita; Capacitar os alunos para estruturar e realizar as diversas etapas envolvidas na produção de trabalhos científicos; Proporcionar condições para que os alunos saibam utilizar as normas da ABNT com a finalidade de se expressar cientificamente; Levar os alunos a compreenderem, analisarem e interpretarem textos científicos.