Bases de Dados

São apresentadas abaixo algumas bases de dados de bastante relevância para o acesso a informações de publicações que auxiliam pesquisadores tanto no desenvolvimento de pesquisas como na academia. A maioria são bases referenciais que permitem buscas exaustivas sobre assuntos específicos, com resumos e indicação de textos completos, que podem ser acessados quando disponibilizados por alguma Instituição ou mesmo quando é de acesso aberto. Também possibilitam exportação dos resultados para gerenciadores bibliográficos, e algumas bases disponibilizam fator de impacto das publicações, índice H e sistemas para análises métricas.

Em http://www-periodicos-capes-gov-br.ez67.periodicos.capes.gov.br/ e http://www.sibi.usp.br/bases-dados/ poderão ser encontradas inúmeras bases de dados das diferentes áreas.

Biomed Central

Publicações científicas de sociedades científicas e grupos profissionais em ciência, tecnologia e medicina. Títulos de acesso livre (Open access journals).

Site: http://biologicalproceduresonline.biomedcentral.com/

BVS: Biblioteca virtual em saúde

O Portal Regional da BVS é o espaço de integração de fontes de informação em saúde que promove a democratização e ampliação do acesso à informação científica e técnica em saúde na América Latina e Caribe (AL&C). É desenvolvido e operado pela BIREME em 3 idiomas (inglês, português e espanhol). A coleção de fontes de informação do Portal está composta de bases de dados bibliográficas produzidas pela Rede BVS, como LILACS, além da base de dados Medline e outros tipos de fontes de informação tais como recursos educacionais abertos, sites de internet e eventos científicos.

Site: http://bvsalud.org/

Cochrane

Coleção de fontes de informação de evidência em saúde. Inclui texto completo, ensaios clínicos, estudos de avaliação econômica em saúde, informes de avaliação de tecnologias de saúde e revisões sistemáticas resumidas criticamente. Cada conjunto de bases de dados pode ser pesquisado separadamente, através de uma interface trilingue (português, espanhol e inglês) ou através da meta-pesquisa simples do Portal da Cochrane na BVS.

Site: http://www.cochrane.org/

EBM - Ovid

EBM – Evidence-Based Medicine, possibilita o uso de três importantes bases de dados da área médica (Evidence-Based Medicine Reviews, Cochrane Database of Systemic Reviews e Best Evidence), fornecendo informação relevante e de qualidade para profissionais na tomada de decisões na área de clínica médica. Além destas bases de dados, o sistema de busca através da interface OVID oferece ainda o acesso às bases de dados MEDLINE e ERIC.

Site: http://ovidsp.ovid.com/ovidweb.cgi?T=JS&NEWS=n&CSC=Y&PAGE=main&D=ebmz

Embase

EMBASE.com é um serviço eletrônico da Elsevier que oferece acesso às bases de dados EMBASE, e MEDLINE. Abrange as áreas de: ciências biomédicas básicas, biotecnologia, engenharia biomédica e instrumentação, administração e política da saúde, farmacologia, saúde pública, ocupacional e ambiental, psiquiatria e psicologia, ciência forense, medicina veterinária, odontologia, entre outras. É a versão eletrônica das 52 seções da Excerpta Médica. Contém mais de 15 milhões de registros bibliográficos com resumos da EMBASE (desde 1974) e MEDLINE (desde 1966) e links diretos ao conteúdo do texto completo no ScienceDirect, Springer-Verlag, Thieme, Cell Press, Catchword e Karger Online, caso a Instituição tenha licença.

Site: http://www.embase.com/#quickSearch/default

Free Medical Journal

Reune 4.832 revistas médicas disponíveis on-line , livre e em texto completo.

Site: http://www.freemedicaljournals.com/

Lilacs

Base de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde é uma base cooperativa do Sistema BIREME que compreende a literatura relativa às Ciências da Saúde, publicada nos países da região, a partir de 1982. Indexa artigos de cerca de 1.300 revistas, teses, capítulos de teses, livros, capítulos de livros, anais de congressos e conferências, relatórios técnico-científicos e publicações governamentais.

Site: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&base=LILACS&lang=p

Primal Picture

Base de dados de imagens tridimensionais de toda a Anatomia Humana. Contém fotos, vídeos, textos, imagens de ressonância magnética sob vários ângulos, questionários, simuladores de provas etc. Uma reconstrução computadorizada de um cadáver humano, excelente para o aprendizado em várias áreas da saúde como Medicina, Fisioterapia, Educação Física entre outras.

Site: http://wwwanatomy-tv.ez67.periodicos.capes.gov.br/new_home.aspx?startapp=&startres=&startstudyguide=&S=&ReturnUrl=&lpuserid=&

PubMed/Medline

PubMed Central (PMC) é o arquivo digital gratuito do U.S. National Institutes of Health (NIH) de periódicos das áreas de biomedicina e ciências da vida.

Site: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/

SCOPUS

A base SCOPUS indexa mais de 14.000 títulos de 4.000 editoras nas diversas áreas do conhecimento, possui cerca de 27 milhões de resumos, incluindo citações, desde 1996, com uma interface amigável. Os textos completos de revistas assinadas pelo Consórcio CRUESP/Bibliotecas (USP/UNESP/UNICAMP) são visualizados a partir dos resumos, como também é possível verificar artigos científicos na Web, automaticamente, pelo buscador SCIRUS. A Scopus tem uma ferramenta que permite avaliar o desempenho das pesquisas (medição de produção científica – Bibliometria).

Site: http://www.scopus.com/

Up to date

UpToDate é uma base de dados de evidências clínicas, cujo conteúdo abrange as seguintes especialidades: medicina cardiovascular, endocrinologia, medicina familiar, gastroenterologia e hepatologia, hematologia e oncologia, doenças infecciosas, nefrologia e hipertensão, obstetrícia, ginecologia e saúde da mulher, pediatria, medicina pulmonar, reumatologia e medicina interna. Suas informações e recomendações são submetidas a um extenso processo de avaliação por pares.

Site: http://www.uptodate.com/contents/search

Web of Science

É uma base de dados do Institute for Scientific Information (ISI), que permite a recuperação de trabalhos publicados nos mais importantes periódicos internacionais, apresentando as referências bibliográficas contidas nos mesmos, informando ainda, sobre os trabalhos que os citaram, com referências a outros trabalhos. O período de abrangência estende-se de 1900 até o presente, incluindo os conteúdos das bases “Century of Science” e “Century of Social Science”. Compreende:

  • Science Citation Index Expanded
  • Social Sciences Citation Index
  • Arts and Humanities Citation Index

A Web of Science foi a primeira base de dados a criar a ferramenta que permite avaliar o desempenho das pesquisas (medição de produção científica – Bibliometria) – analisa a produtividade das pesquisas no nível da instituição ou do periódico. Faz a análise desde 1950

Site: http://apps.webofknowledge.com/WOS_GeneralSearch_input.do?product=WOS&search_mode=GeneralSearch&SID=3AbgP@2llBJNi23lfG3&preferencesSaved

arXiv

Repositório de acesso aberto a 1,131,534 e-print em Física , Matemática, Ciência da Computação , Biologia Quantitativa , Finanças Quantitativas e Estatística.

Site: http://arxiv.org/

Analytical abstracts

Base de dados da Royal Society of Chemistry que possibilita acesso a métodos analíticos nas áreas de Química Analítica, Bioquímica, Biofísica, Ciências Ambientais, Biologia Molecular e Farmacologia cobrindo o período de 1980 até o presente.

Site: http://www.rsc.org/Publishing/CurrentAwareness/aa/

Chemical Abstracts (SciFinder Scholar)

A base de dados SciFinder é uma ferramenta de pesquisa do Chemical Abstracts Service (CAS), que fornece acesso integrado ao conteúdo de periódicos científicos, substâncias e reações químicas nas áreas de Química Orgânica, Química Inorgânica, Físico-química, Química Analítica, Engenharia Química e ciências afins.

A plataforma conta com as seguintes bases de dados: CAplus, Registry, Chemical Reactions, Substâncias Químicas Regulamentadas, CHEMCATS e MEDLIN.

O acesso a base via Portal CAPES necessita de cadastro prévio.

Site: http://scifinder-cas.ez67.periodicos.capes.gov.br/

Compendex EV2

Engineering Village possui uma interface de acesso on-line ao universo de informações recentes na área de Engenharia, tendo como núcleo central a base de dados Compendex. Atualizada semanalmente, inclui cerca de 6 milhões de registros distribuídos entre revistas especializadas, anais de conferências, dissertações e relatórios técnicos.

Site: https://www.engineeringvillage.com/

Drug information fulltext

Drug Information Full Text (DIFT) contém informações detalhadas sobre praticamente todas as drogas disponíveis nos Estados Unidos, incluindo alguns medicamentos de investigação e soluções para perfusão intravenosa, bem como medicamentos comerciais. Dados sobre a concentração, o uso, estabilidade, pH, dosagem, administração, compatibilidade química, farmacologia, interações e toxicidade estão incluídos.

Site: http://www.ovid.com/site/catalog/DataBase/48.jsp

ESDU

Engineering Sciences Data Unit é um banco de dados, disponível via Internet, que contém cerca de 270 volumes de desenhos, dados e métodos validados por especialistas, assim como 160 programas de computador nas áreas de Engenharia Aeronáutica, Mecânica, Naval e afins.
Trata-se de importante recurso de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão, disponível para a comunidade USP, na área, a partir de equipamentos existentes na Universidade.

Site: https://www.esdu.com/

GeoRef

O banco de dados GEOREF, fornece acesso à literatura de geociências do mundo. o banco de dados mais abrangente nas geociências. O banco de dados contém mais de 3,7 milhões de referências de artigos, livros, mapas, documentos de conferências, relatórios e teses.

Site: http://geoscienceworld.org/

Inspec/Ovid

INSPEC é o principal serviço de informação bibliográfica em língua Inglesa fornecendo acesso a literatura científica e técnica do mundo em física , engenharia elétrica, eletrônica, comunicações , engenharia de controle, computadores e computação e tecnologia da informação.

Site: http://www.abe.pl/en/resources/databases/inspec

IEEE XPLORE

IEEE Xplore biblioteca digital é uma base de dados que fornece acesso a conteúdos científicos e técnicos publicados pela IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) e parceiros de sua publicação. IEEE Xplore permite o acesso Web para quase 3 milhões de documentos de texto completo de algumas das publicações mais citadas do mundo em engenharia elétrica, ciência da computação e eletrônica. O conteúdo no IEEE Xplore dispõe de 151 revistas, mais de 900 conferências, mais de 3.400 normas técnicas, mais de 400 ebooks e 200 cursos de ensino. Aproximadamente 25.000 novos documentos são adicionados a IEEE Xplore cada mês.

Site: http://ieeexplore.ieee.org.ez67.periodicos.capes.gov.br/Xplore/dynhome.jsp?tag=1

International tables for crystallography

Trata-se de recurso disponível na área de Cristalografia. Seus 8 volumes dispõem de artigos e tabelas com dados relevantes para a pesquisa e aplicação de métodos cristalográficos em todas as áreas relacionadas com a estrutura e as propriedades dos materiais. Dá ênfase à simetria, métodos de difração, técnicas de estrutura cristalina e propriedades físicas e químicas dos cristais. Seu conteúdo, de alto valor para o ensino, conta ainda com discussões teóricas, explanações práticas e exemplos.

Site: http://it.iucr.org/

Knovel library

Biblioteca de livros on-line nas áreas de bioquímica, biologia, biotecnologia, química, engenharia química, engenharia civil, ciências da terra, engenharia ambiental, engenharia de alimentos, engenharia mecânica. Por meio de interface única, a Knovel Library disponibiliza cerca de 2000 obras de referência de 70 editores internacionais e associações profissionais, como AIAA, AICHE, ASME e NACE.

Site: http://www.knovel.com/web/portal/main

KnowIt All U (Bio Rad)

Versão on-line do aplicativo da Bio-Rad Informatics Division, que permite acesso a uma coleção com mais de 1,3 milhões de espectros (UV-Vis, IR, NIR, Raman, NMR, XNMR e MS).

Site: http://www.knowitallanyware.com/

LOCUS

É uma base de dados que abrange as áreas de matemática aplicada e ciência da computação e que oferece acesso aos textos completos de todas as revistas da SIAM, de 1952 a 1996. Trata-se de um importante recurso de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão, disponível para a comunidade USP, a partir de equipamentos existentes na Universidade.

Site: http://locus.siam.org/

MathsciNet - Mathematical Reviews

MathSciNet, versão eletrônica do Mathematical Reviews, é a base de dados de Ciências Matemáticas produzido pela American Mathematical Society (AMS). A base de dados contém informações dos Comentários publicações impressas Matemática (MR) e atual Publicações Matemática (CMP), ambos publicados pela AMS. Comentários matemática, publicado mensalmente, fornece comentários e resumos da literatura de pesquisa matemática do mundo. As Publicações de Matemática, publicado tri-semanal, contém anúncios avanço de novos artigos, livros e processos a serem revistos em MR. MathSciNet oferece uma cobertura abrangente da investigação internacional em matemática e pesquisa matematicamente relacionadas em estatística, ciência da computação, física, pesquisa operacional, engenharia, biologia e outras disciplinas. O banco de dados contém referências bibliográficas completa, com comentários assinados ou resumos de artigos de periódicos, livros, anais de conferências e trabalhos processo. Cobertura literatura inclui cerca de 2.000 periódicos, anais de conferências e processos papéis, livros ou capítulos, de nível avançado livros e dissertações publicadas.

Site: http://www.ams.org/mathscinet

Reaxys

Ferramenta que combina o conteúdo de bases de dados renomadas como CrossFire Beilstein, CrossFire Gmelin e Patent Chemistry Database. Cobre as áreas de química orgânica, organometálica e química inorgânica.

Site: https://www.reaxys.com/reaxys/secured/start.do

SCOPUS

A base SCOPUS indexa mais de 14.000 títulos de 4.000 editoras nas diversas áreas do conhecimento, possui cerca de 27 milhões de resumos, incluindo citações, desde 1996, com uma interface amigável. Os textos completos de revistas assinadas pelo Consórcio CRUESP/Bibliotecas (USP/UNESP/UNICAMP) são visualizados a partir dos resumos, como também é possível verificar artigos científicos na Web, automaticamente, pelo buscador SCIRUS. A Scopus tem uma ferramenta que permite avaliar o desempenho das pesquisas (medição de produção científica – Bibliometria).

Site: http://www.scopus.com/

Web of Science

É uma base de dados do Institute for Scientific Information (ISI), que permite a recuperação de trabalhos publicados nos mais importantes periódicos internacionais, apresentando as referências bibliográficas contidas nos mesmos, informando ainda, sobre os trabalhos que os citaram, com referências a outros trabalhos. O período de abrangência estende-se de 1900 até o presente, incluindo os conteúdos das bases “Century of Science” e “Century of Social Science”. Compreende:

  • Science Citation Index Expanded
  • Social Sciences Citation Index
  • Arts and Humanities Citation Index

A Web of Science foi a primeira base de dados a criar a ferramenta que permite avaliar o desempenho das pesquisas (medição de produção científica – Bibliometria) – analisa a produtividade das pesquisas no nível da instituição ou do periódico. Faz a análise desde 1950

Site: http://apps.webofknowledge.com/WOS_GeneralSearch_input.do?product=WOS&search_mode=GeneralSearch&SID=3AbgP@2llBJNi23lfG3&preferencesSaved

Zentralblatt math

Zentralblatt MATH é a base de dados de referência bibliográfica mais antiga e mais completa, a nível mundial, nas áreas de matemática pura e aplicada. A Zentralblatt MATH contém um número superior a dois milhões de registos, retirados de mais de 2.300 fontes, e cobre o período desde 1868 até ao presente. Os registos estão classificados segundo a Mathematics Subject Classification (MSC 2000).

Site: http://www.zentralblatt-math.org/zmath/en

Applied Social Sciences Index and Abstracts - ASSIA (ProQuest)

Base de dados referencial com resumos de mais de 500 periódicos de 16 países nas áreas de Sociologia, Economia, Politica, Saúde, Educação, Serviço Social, entre outras.

Site: http://search.proquest.com/assia/index

ERIC (Education Resources Information Center) (Proquest)

Base de dados especializada em literatura na área de Educação, com mais de um milhão de registros que incluem artigos de periódicos, conferências, congressos, documentos governamentais, teses, dissertações, relatórios, mídia audiovisual, bibliografias, livros e monografias.

Site: http://search.proquest.com/eric/socialsciences/fromDatabasesLayer?accountid=14643

Èrudit

Plataforma de pesquisa para disseminação de recursos em língua francesa nas áreas de Humanas e Ciências Sociais, oferece acesso a periódicos acadêmicos e culturais, livros, anais de congresso, teses e dissertações, além de outros documentos.

Site: https://www.erudit.org/

Europeana

Biblioteca digital criada pelos países da União Européia, que oferece acesso a materiais de domínio público, os quais fazem parte do patrimônio cultural e histórico da Europa. Dentre os materiais encontrados estão: coleções de livros, obras de arte, fotografias, filmes, manuscritos, entre outros.

Site: http://www.europeana.eu/portal/

Artemis Primary Sources (Gale)

Interface de pesquisa integrada com coleções de fontes primárias da plataforma Gale, apresenta acesso a bases de dados como:

  • Nineteenth Century Collections Online: Base de dados de texto completo com coleções digitalizadas de fontes primárias do século XIX em várias linguagens e de diferentes regiões do mundo como África, Europa e Ásia. Oferece acesso a monografias, manuscritos, jornais, mapas, fotografias, entre outros.
  • Sabin Americana, 1500-1926: Base de dados com livros, periódicos, folhetos, entre outros materiais, constituindo a coleção bibliográfica de Joseph Sabian com trabalhos sobre as Américas, publicados a partir de 1500 a inicio de 1900, de temas tais como a escravidão, comércio, abolição, entre outros.
  • The Making of the Modern World: Apresenta acesso a texto completo de mais de 61 mil obras e 466 periódicos dos acervos digitalizados da Biblioteca de Economia da Universidade de Londres e Escola de Negócios de Harvard. Com fontes primárias sobre o desenvolvimento moderno do Ocidente com obras do período de 1450-1850, permite acesso a uma vasta coleção de material para pesquisa nas áreas de História, Ciência Política Condições Sociais , Tecnologia e Indústria , Economia, Estudos de área e muito mais.

Site: http://gdc.galegroup.com/gdc/artemis?p=GDCS&u=usp

Gallica Digital Library

Biblioteca digital criada pela BNF – Biblioteca Nacional da França com acesso gratuito a livros, manuscritos, mapas e plantas, gravuras, fotografias, cartazes, imprensa, jornais e revistas.

Site: http://gallica.bnf.fr/

Oxford Journals

Base de dados com publicações periódicas nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes.

Site: http://www.oxfordjournals.org.ez67.periodicos.capes.gov.br/en/

Persée

Base de dados francesa gratuita que oferece acesso completo a livros, periódicos, anais de congresso, entre outras publicações acadêmicas nas áreas de Direito, Artes, Antropologia, Economia, Filosofia, Linguística, Ciência Politica, Sociologia, entre outras.

Site: http://www.persee.fr/

REDALYC - Red de Revistas América Latina, Caribe, España y Portugal

Base de dados com 1.079 periódicos de acesso aberto nas áreas de Antropologia, Artes, Ciência Política, Geografia, História, Línguas, Linguística, Literatura, Sociologia editados nos países da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal.

Site: http://www.redalyc.org/home.oa

SAGE Journals Online

Base de dados de acesso completo com coleção de periódicos concentrados nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas, com temas de interesse em Filosofia, Sociologia, Antropologia, História, Geográfica, Arquitetura e Urbanismo, Economia, Direito, entre outros.

Site: http://journals.sagepub.com.ez67.periodicos.capes.gov.br/

SCOPUS

A base SCOPUS indexa mais de 14.000 títulos de 4.000 editoras nas diversas áreas do conhecimento, possui cerca de 27 milhões de resumos, incluindo citações, desde 1996, com uma interface amigável. Os textos completos de revistas assinadas pelo Consórcio CRUESP/Bibliotecas (USP/UNESP/UNICAMP) são visualizados a partir dos resumos, como também é possível verificar artigos científicos na Web, automaticamente, pelo buscador SCIRUS. A Scopus tem uma ferramenta que permite avaliar o desempenho das pesquisas (medição de produção científica – Bibliometria).

Site: http://www.scopus.com/

SLAVERY and Anti-Slavery Collection (Gale)

Base de dados com acesso a textos completos na área de Humanas, com mais de 3 milhões de páginas sobre o tema da escravidão e abolição, correspondendo a livros, manuscritos, publicações seriadas, registros de tribunais, artigos de referência, enciclopédias.

Site: http://find-galegroup-com.ez67.periodicos.capes.gov.br/sas/start.do?prodId=SAS&userGroupName=capesnatgeo

SocINDEX with Full Text (EBSCOhost)

Base de dados com mais de 2 milhões de registros, composta por coleção de periódicos, livros, teses, dissertações, anais de congressos, na área Sociologia incluindo assuntos sobre Democracia, Estudos Éticos e Raciais, Sociologia Política, Violência, entre outros.

Site: https://www.ebscohost.com/

SOCIAL Services Abstracts (ProQuest)

Base de dados referencial com foco no trabalho social, serviços humanitários e áreas afins, incluindo o bem-estar e a política social e o desenvolvimento comunitário. A base de dados resume e indexa milhares publicações em série e inclui resumos de artigos de periódicos, dissertações, citações e críticas literárias.

Site: http://search.proquest.com/socialservices/index

Sociological Abstracts (ProQuest)

Base de dados referencial com literatura internacional na área de Sociologia e disciplinas relacionadas a Ciências Sociais e do comportamento, oferecendo acesso a resumos de livros, capítulos de livros, dissertações, anais de conferência e documentos de trabalho.

Site: http://search.proquest.com/socabs/socialsciences/fromDatabasesLayer?accountid=14643

Web of Science

É uma base de dados do Institute for Scientific Information (ISI), que permite a recuperação de trabalhos publicados nos mais importantes periódicos internacionais, apresentando as referências bibliográficas contidas nos mesmos, informando ainda, sobre os trabalhos que os citaram, com referências a outros trabalhos. O período de abrangência estende-se de 1900 até o presente, incluindo os conteúdos das bases “Century of Science” e “Century of Social Science”. Compreende:

  • Science Citation Index Expanded
  • Social Sciences Citation Index
  • Arts and Humanities Citation Index

A Web of Science foi a primeira base de dados a criar a ferramenta que permite avaliar o desempenho das pesquisas (medição de produção científica – Bibliometria) – analisa a produtividade das pesquisas no nível da instituição ou do periódico. Faz a análise desde 1950

Site: http://apps.webofknowledge.com/WOS_GeneralSearch_input.do?product=WOS&search_mode=GeneralSearch&SID=3AbgP@2llBJNi23lfG3&preferencesSaved

ABNT

Base de dados que contém as normas produzidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que é o foro Nacional de Normalização.

Site: https://www.gedweb.com.br/usp

Annual Reviews

Base de dados que apresenta os Annual Reviews de todas as áreas do conhecimento, sendo periódicos de revisão da literatura científica.

Site: http://www-annualreviews-org.ez67.periodicos.capes.gov.br/

ASTM

A ASTM International é uma das maiores organizações que desenvolve normas aplicáveis a materiais, produtos, sistemas e serviços. Os membros da ASTM, que representam os produtores, usuários, consumidores, governo e o mundo acadêmico de mais de 100 países, desenvolvem documentos técnicos que servem de base para a fabricação, gestão e aquisição e para a elaboração de códigos e regulamentações. A coleção da ASTM é composta por mais de 12.000 publicações, que incluem normas mais atualizadas e aquelas de caráter histórico, podendo ser visualizadas em formato PDF.

Site: http://www.astm.org/

CAB Abstracts

CAB Abstracts é um conjunto de bases de dados da CABI, que é uma organização sem fins lucrativos, especializada em publicações de pesquisas e comunicações científicas. São bases de dados de resumos nas áreas de agricultura, medicina veterinária, ciências ambientais, nutrição, microbiologia, turismo e biotecnologia. Atualmente contam com mais de 5 milhões de registros bibliográficos.

Site: http://www.cabi.org/default.aspx?site=17

Conference Proceedings Citation Index

Cobertura global de publicações de conferências de todas as áreas do conhecimento desde 1990. Com mais de 400.000 registros adicionados anualmente.

Site: http://wokinfo.com/products_tools/multidisciplinary/webofscience/cpci/

Current Contents Connect

É uma base de dados atualizada diariamente, que possibilita acesso a resumos e informações bibliográficas dos mais importantes livros e periódicos científicos, nas áreas de biologia, meio ambiente, física, química, engenharias, computação, etc. Contém dados de aproximadamente 8.000 periódicos e 1.900 livros e seu período de cobertura é de 1988 ao presente.

Site: http://apps.webofknowledge.com/CCC_GeneralSearch_input.do?product=CCC&search_mode=GeneralSearch&SID=3EfIHEdHeP8@pccAbId&preferencesSaved

Derwent Innovations Index

Base de dados com mais de 11 milhões de patentes indexadas. Além dos dados referenciais apresenta o resumo, desenho, fórmulas e outras informações relevantes. O período de abrangência é de 1963 até o presente.

Site: http://apps-webofknowledge.ez67.periodicos.capes.gov.br/DIIDW_GeneralSearch_input.do?product=DIIDW&SID=3BC6SuKiyMg3u5wqmoy&search_mode=GeneralSearch

DOAB - Directory of Open Access Books

Base de dados com livros acadêmicos de acesso aberto em temas diversos.

Site: http://www.doabooks.org/

JCR - Journal Citation Reports (2001-2010

É uma publicação do Institute for Scientific Information (ISI) que oferece recursos para avaliação de títulos de periódicos (fator de impacto, entre outros), que compõem a base da Web of Science. É uma importante ferramenta auxiliar tanto para o pesquisador, que poderá determinar onde publicar seus trabalhos, como para os bibliotecários, que realizam análise de coleção de periódicos.

Site: http://admin-apps.webofknowledge.com/JCR/JCR?PointOfEntry=Home&SID=3BbyX8ccuGf57jACuZg

JSTOR

É uma organização com dupla missão: criar e manter uma base confiável de importantes periódicos acadêmicos e fornecer acesso a esses periódicos o mais amplamente possível. Atualmente, o arquivo de periódicos do JSTOR – The Scholarly Journal Archive, é formado por coleções de áreas específicas (Biological Sciences; Business; Business II; Ecology and Botany; Health & General Sciences; Language & Literature; Mathematics & Statistics; Music) e coleções multidisciplinares (Arts & Sciences I; II; III; IV; V; Arts & Sciences Complement; Life Sciences). A Universidade de São Paulo assina as coleções: Arts & Sciences I; Arts & Sciences II; Arts & Sciences III; Arts & Sciences Complement e Ecology & Botany.

Site: http://www.jstor.org/

LATINDEX

Sistema com publicações científicas seriadas editadas por países da América latina, do Caribe, Espanha e Portugal. Cobre as áreas de Humanas, Artes, Ciências agrícolas, Ciências Sociais, Ciências exatas, entre outras.

Site: http://www.latindex.org/

MUSE

É uma plataforma de pesquisa, com colaboração de 120 editoras acadêmicas, que oferece acesso ao texto completo de coleções de periódicos e livros especializadas nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais, com assuntos sobre estudos Éticos, Arte, Arquitetura, Educação, Filosofia, Literatura, entre outros.

Site: http://muse-jhu-edu.ez67.periodicos.capes.gov.br/

ProQuest Dissertations & Theses

Base de dados bibliográfica que permite o acesso a registros referenciais de cerca de 2.000.000 de dissertações e teses desde 1861, abrangendo todas as áreas do conhecimento. Em 2005, o acesso à base Dissertation Abstracts foi aprimorado. Dessa forma, a consulta se efetiva a partir de equipamentos existentes na USP, pela interface “Proquest Digital Dissertation”, que passou a ser chamada “Proquest Dissertation & Theses (PQDT)”, com a possibilidade de acesso a: citações e resumos dos títulos, texto completo dos títulos publicados, desde 1997, dispondo as primeiras 24 páginas, em formado PDF para consulta prévia, antes da execução do download do trabalho selecionado.

Site: http://proquest.umi.com/pqdweb?RQT=302&cfc=1

Science Direct

Contém publicações periódicas da Elsevier e de outras editoras científicas, cobrindo as áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Letras e Artes. Os títulos da Science Direct estão distribuídos, também, na lista de Revistas Eletrônicas da SIBiNet, com possibilidade de acesso aos textos completos.

Site: http://www.sciencedirect.com/

SCOPUS

A base SCOPUS indexa mais de 14.000 títulos de 4.000 editoras nas diversas áreas do conhecimento, possui cerca de 27 milhões de resumos, incluindo citações, desde 1996, com uma interface amigável. Os textos completos de revistas assinadas pelo Consórcio CRUESP/Bibliotecas (USP/UNESP/UNICAMP) são visualizados a partir dos resumos, como também é possível verificar artigos científicos na Web, automaticamente, pelo buscador SCIRUS. A Scopus tem uma ferramenta que permite avaliar o desempenho das pesquisas (medição de produção científica – Bibliometria).

Site: http://www.scopus.com/

Web of Science

É uma base de dados do Institute for Scientific Information (ISI), que permite a recuperação de trabalhos publicados nos mais importantes periódicos internacionais, apresentando as referências bibliográficas contidas nos mesmos, informando ainda, sobre os trabalhos que os citaram, com referências a outros trabalhos. O período de abrangência estende-se de 1900 até o presente, incluindo os conteúdos das bases “Century of Science” e “Century of Social Science”. Compreende:

  • Science Citation Index Expanded
  • Social Sciences Citation Index
  • Arts and Humanities Citation Index

A Web of Science foi a primeira base de dados a criar a ferramenta que permite avaliar o desempenho das pesquisas (medição de produção científica – Bibliometria) – analisa a produtividade das pesquisas no nível da instituição ou do periódico. Faz a análise desde 1950

Site: http://apps.webofknowledge.com/WOS_GeneralSearch_input.do?product=WOS&search_mode=GeneralSearch&SID=3AbgP@2llBJNi23lfG3&preferencesSaved

Comments are closed.