Anti-plágio

O software anti-plágio é uma ferramenta que permite identificar suspeita de plágio em documentos disponíveis na Internet e que vem auxiliando muito autores e Instituições nessa questão que infelizmente vem se alastrando muito no meio acadêmico. Normalmente eles analisam arquivos em diversos formatos e apresentam relatórios sobre os documentos encontrados. Abaixo segue alguns dos diversos softwares existentes no mercado, incluindo os de acesso livre, mas que não foram adotados ou testados sistemicamente, no momento, pela Universidade de São Paulo.

AntiPlagiarist - ACNP Software

Compara múltiplos documentos rapidamente, procurando por trechos de textos que foram copiados e colados. Os fragmentos suspeitos são relatados em um formato de fácil compreensão, contendo os trechos suspeitos, número de linha e coluna onde se encontram em seus respectivos documentos e o número de caracteres contidos em cada um.

Site: http://www.anticutandpaste.com/download
Custo: Gratuito
Recursos Adicionais: Não

CheckForPlagiarism.net

Ajuda a procurar por plágio em qualquer tipo de documento, utilizando as tecnologias mais recentes e avançadas, para identificar e apontar até mesmo as tentativas mais sutis de plágio, intencionais ou não intencionais.
Características dos serviços:

  • Verificação em base de dados: análise profunda que inclui milhões de trabalhos, assinaturas e artigos submetidos no mundo todo.
  • Verificação na Internet.
  • Verificação em publicações: análise profunda e detalhada em vários tipos de materiais como livros, artigos, revistas, periódicos, jornais, PDFs, etc.
  • Verificação de sinônimos e estrutura da frase: analisa se a frase de um documento foi parafraseada impropriamente e portanto, é susceptível a plágio. Além disso, palavras e frases são submetidas a uma verificação de sinônimos para identificar até as mais sutis tentativas de plágio.

Site: http://www.checkforplagiarism.net
Custo: Pago
Recursos Adicionais: Não

CopySpider

Software brasileiro, criado por Clever Marcos Teixeira. O CopySpider é software anti-plágio (detector de plágio) freeware, de interface simples e intuitiva, com alto desempenho computacional para testar documentos sob o crivo de existência de cópias indevidas de outros documentos disponíveis na internet. Ele pode ser configurado para o Inglês ou Português (Brasil). Também é possível escolher um nível de rigor para a busca na internet (rápida, normal ou detalhada). Sugere-se a análise de possível existência de plágio para documentos com semelhança acima de 3%. O programa aceita como entrada os arquivos nos formatos DOC, PDF, TXT, HTML, RTF, DOCX, PPT, PPTX, XLS e XLSX, sendo compatível com os sistemas Windows XP, Vista, 7, 8, 2000, 2003 e 2008.

Site: http://www.copyspider.com.br
Custo: Gratuito
Recursos Adicionais: Não

Ephorus

Oferece uma opção de integração de serviços, na qual os estudantes podem submeter os trabalhos digitalmente ao professor (por alguma plataforma de ensino-apredizagem) e ao mesmo tempo para o Ephorus (invisivelmente). Quando o Ephorus achar algum exemplo de plágio, uma notificação é enviada imediatamente por e-mail. É possível configurar o nível de sensibilidade para o alarme anti-plágio, o que significa que a notificação só será enviada quando as semelhanças encontradas forem maiores que um valor previamente determinado. É possível criar uma conta para demonstração.

Site: http://www.ephorus.pt
Custo: Pago
Recursos Adicionais: Não

Farejador de plágios 10.1

Software brasileiro, criado pelo professor do curso de Sistemas de Informação da Universidade do Contestado-SC, Maximiliano Zambonatto Pezzin. O rastreador busca dados e informações em diversos sites para acusar o plagiamento em um trabalho acadêmico através de um software instalado, por download, no computador. O programa faz a análise em trabalhos que são submetidos eletronicamente (upload). A versão gratuita analisa apenas uma parte do arquivo enviado (50% do arquivo com tamanho até 300 kb). A verificação completa é disponibilizada apenas para assinantes.

Site: http://www.plagiarismcombat.com
Custo: Gratuito (sem registro); Pago (R$19,90 com registro)
Recursos Adicionais: Não

Plagiarism advice

Tem por objetivo mostrar abordagens inovadoras para identificação de plágios e as melhores práticas adotadas pela comunidade acadêmica.

Site: http://www.plagiarismadvice.org
Custo: Versão gratuita para teste

Plagiarism Detect

É um serviço criado para a verificação de plágio, que funciona com a tecnologia multicamada do SMART e algoritmo de pesquisa que pode detectar a menor semelhança entre um texto apresentado e todos os sites na web. É de simples utilização e não precisa instalar nenhum software adicional, todo o trabalho é feito à direita no site.

Site: http://www.plagiarismdetect.com/
Custo: Gratuito (uso limitado); Pago (análises avançadas)
Recursos Adicionais: Sim

Plagiarisma - online

Detector de plágio que pode ser utilizado online, sem precisar ser instalado no computador. São suportados mais de 190 idiomas, inclusive o português.
Basta incluir um pequeno trecho de texto para iniciar a pesquisa. A pesquisa é rápida e em alguns segundos é emitido um relatório com todas as páginas que contém o texto plagiado. O resultado também inclui resultados semelhantes, que podem não ser, necessariamente, plágio, mas são bastante “parecidos”, ou seja, suspeitos. Ao final, tem-se um sumário com a quantidade de palavras, sentenças e um percentual de originalidade, que mede a chance do texto ter sido plagiado.

Site: http://plagiarisma.net
Custo: Gratuito

Plagium - Online

Site gratuito que rastreia a internet para identificar se alguém plagiou seu material: você pode informar um trecho do texto ou um endereço (URL) para análise. A análise não é feita em arquivos, mas em fragmentos inseridos em uma caixa de textos. O resultado sai na hora, inclusive com uma linha do tempo, para saber quando cada site publicou algo seu.

Site: http://www.plagium.com
Custo: Gratuito
Recursos Adicionais: Não

Plagius - Detector de Plágio Personal 2.0

Software que foi inventado e defendido pelo formando em Ciência da Computação, Gustavo A. Henning, em seu trabalho de conclusão de curso e popularizado na internet para ajudar a melhorar o nível dos trabalhos acadêmicos.

Site: http://www.plagius.com
Custo: Gratuito para teste

Turnitin

Site americano com serviços voltados para a identificação e prevenção do plágio que agrega ferramentas educacionais.
Site: http://www.turnitin.com
Custo: Pago
Recursos Adicionais: Sim

Viper

Utilitário que ajuda a detectar plágio em documentos armazenados no computador, rede ou internet. Os formatos compatíveis são: DOC, RFT, HTML e TXT.
Após instalação, o software analisa os documentos com base nos parâmetros de pesquisa determinados. O tempo de busca varia de acordo com o computador e a conexão a internet.
Após concluir a busca, o software lista os resultados em uma tabela, com links das páginas que tenham sido detectadas como possíveis originários do texto.
Advertência: Ler com cuidado os termos da licença de uso ao submeter um trabalho, evitando autorizações indesejadas do uso do trabalho futuramente.

Fonte:
Site: http://www.scanmyessay.com
Custo: Gratuito
Recursos Adicionais: Sim

Center for Academic Integrity


Fórum destinado ao fortalecimento e desenvolvimento de princípios e valores acadêmicos entre alunos, professores, instrutores e administradores. O site também disponibiliza subsídios e oferece respaldo para a implementação de políticas e iniciativas de integridade acadêmica em instituições interessadas.

Site: http://www.academicintegrity.org

Plagiarism.org

Página norte-americana com variado conteúdo relacionado ao plágio.
Site: http://www.plagiarism.org

Lista de sites que vendem artigos pela Internet

Trabalho realizado pela Universidade Coastal Carolina, atualizada semestralmente, que lista uma vastidão de empresas que vendem trabalhos acadêmicos prontos. A finalidade do serviço é informar professores sobre a variedade de recursos desta natureza que o aluno dispõe para apresentar um trabalho que não é de sua autoria.

Site: http://www.coastal.edu/library/presentations/mills2.html

Comments are closed.