Ambientes para a Escrita

Compreendem um conjunto de ferramentas destinadas a dar suporte a uma grande parte do processo de escrita (geralmente, da fase de geração e agrupamento de ideias até a composição de um texto contínuo), ou a todo o processo. Combinam, geralmente, um editor gráfico para as notas/ideias, um editor de estruturas e um editor de textos em um único ambiente.

CALeSE

Ferramenta de suporte à escrita de introduções, que trabalha com textos modelos da área de Física. Além de trabalhar no nível de componentes e subcomponentes, apresenta mais detalhes na anotação dos textos, indicando qual parte é material factual e qual parte pode ser reusada. A parte reusada é bem detalhada, apresentando as minúcias da escrita científica.

Site: http://www.escritacientifica.sc.usp.br/calese/
Custo: Gratuito

SCiEn-Produção

O SciEn-Produção é um conjunto de ferramentas computacionais para auxiliar o estudante a escrever artigos científicos em inglês. Adaptado do SciPo-Farmácia, baseia-se em análise de textos da área de Engenharia de Produção.

Fonte:
REITH, Ralf Landim. Avaliação de instrumento de auxílio à escrita científica em inglês fundamentado na aprendizagem baseada em exemplos e em experiências aplicado em alunos pós-graduandos em Engenharia de Produção. 2013. 169 f. Dissertação (Mestrado em Economia, Organizações e Gestão do Conhecimento) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2013. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-06022014-102326/>. Acesso em: 30 jul. 2014.
Site: http://www.escritacientifica.sc.usp.br/scien-producao/
Custo: Gratuito

SCiPo

Ferramenta de suporte à escrita que ajuda a escrever resumos e introduções com base em modelos de textos científicos bem escritos em português. Estes modelos são de teses e dissertações de várias áreas de pesquisa da computação que ficam disponíveis para um escritor aprender a estruturação retórica (organização). Esta estrutura se dá em dois níveis: componentes e subcomponentes que mostram as várias possibilidades para os componentes. No caso de resumos, os componentes são: contexto, lacuna, propósito, metodologia, resultados e conclusão.
Possui também uma fase de críticas na qual uma estrutura proposta é avaliada pelo sistema, e uma fase de classificação de um resumo já escrito. Esta última característica é similar ao AZEA-WEB, só que neste caso trabalha com resumos em português.

Fonte:
FELTRIM, V. D.; TEUFEL, S.; NUNES, M. G. V. ;ALUÍSIO, S.M. Argumentative zoning applied to critiquing novices’ scientific abstracts. In: SHANAHAN, J.G.; QU, Y.; WIEBE, J. Computing attitude and affect in text: theory and applications. New York: Springer, 2006. p. 233-246. (The Information Retrieval Series, v. 20).

Site: http://www.escritacientifica.sc.usp.br/scipo/
Custo: Gratuito

SCiPo-Farmácia

Ferramenta de suporte à escrita científica de artigos em inglês, que dá suporte a todas as seções de um artigo. Apresenta para cada seção a estrutura na forma de componentes e subcomponentes. Também traz uma grande lista de marcadores discursivos em inglês, usados para conectar ideias em um artigo que trazem contrastes, adição de informação, resultados, exemplificação, recomendação, semelhanças de informações, entre outros.

Fonte:
GENOVÊS JUNIOR., L.; FELTRIM, V.D.; DAYRELL, C.; ALUÍSIO, S. Automatically detecting schematic structure components of english abstracts : building a high accuracy classifier for the task. In: INTENATIONAL WORKSHOP ON NATURAL LANGUAGE PROCESSING FOR EDUCATIONAL RESOURCES, 2007, Borovets. Proceedings… Shoumen : INCOMA, 2007. p. 23-29.

Site: http://www.escritacientifica.sc.usp.br/scipo-farmacia/
Inglês: http://www.escritacientifica.sc.usp.br/scipo-farmacia/eng/
Custo: Gratuito

Comments are closed.